Cinema e ensino: estratégias de leitura literária a partir do uso de adaptações cinematográficas

Autores

  • Marcelo de Jesus da Silva Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão
  • Gregório Augusto Marciaga Teófilo Universidade Federal de Mato Grosso
  • Saulo Lopes de Sousa Instituto Federal do Maranhão/Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão
  • Rodrigo Campelo Ferreira Instituto Federal do Maranhão
  • Márcia Maria da Conceição de Carvalho Instituto Federal do Maranhão

Palavras-chave:

Ensino literário, Adaptação cinematográfica, Formação de leitores, Escola pública

Resumo

Consoante a capacidade humanizadora da literatura (CANDIDO, 1995) e as exigências educacionais relativas ao ensino literário (BRASIL, 2006 e 2017), este artigo verifica a abordagem do ensino de literatura em uma escola pública de Açailândia-MA e propõe o uso de adaptações cinematográficas (HUTCHEON, 2013; STAM, 2006) associado à leitura literária como recurso auxiliador de seu desenvolvimento, mediante as técnicas de letramento literário (COSSON, 2009). Para tanto, empregaram-se os métodos indutivo, bibliográfico e estatístico, de caráter quanti-qualitativo, a partir de observação de aula in locus e coleta de dados (questionários e entrevistas), além de aplicação de oficinas literárias. Percebeu-se que a associação das adaptações fílmicas ao ensino literário torna as práticas de leitura um momento prazeroso e salutar de aquisição de experiências socioculturais, uma vez que, pela relação literatura/cinema, os alunos puderam alçar a compreensão mais ampla e profunda da obra literária, potencializando-a em seus dizeres.

Biografia do Autor

Marcelo de Jesus da Silva, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

Técnico em Metalurgia (IFMA). Graduando em História (UEMASUL).

Gregório Augusto Marciaga Teófilo, Universidade Federal de Mato Grosso

Técnico em Meio Ambiente (IFMA). Graduando em Engenharia Sanitária e Ambiental (UFMT).

Saulo Lopes de Sousa, Instituto Federal do Maranhão/Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

Graduado em Letras/Português (UEMA). Especialista em Estudos Linguísticos e Literários (UESPI). Mestre em Teoria Literária (UEMA). Membro do GELITI | Grupo de Estudos Literários e Imagéticos (UEMASUL). Docente do Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

Rodrigo Campelo Ferreira, Instituto Federal do Maranhão

Graduado em Filosofia (UFMA). Bacharel em Teologia (Seminário Teológico Batista). Especialista em Gestão e Supervisão Escolar pelo Instituto do Ensino Superior Franciscano (IESF). Mestre  em Memória: Linguagem e Sociedade (UESB). Docente do Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

Márcia Maria da Conceição de Carvalho, Instituto Federal do Maranhão

Graduada em Letras/Português (UEMA). Especialista em Teoria Literária (UEMA). Mestre em Teoria Literária (UEMA). Membro do GELITI | Grupo de Estudos Literários e Imagéticos (UEMASUL). Docente do Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

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Publicado

2020-07-21

Edição

Seção

Artigos