Práticas de leitura literária na escola e a formação de leitores

Autores/as

  • Cleide Maria Jagher Universidade Estadual de Maringá- UEM
  • Claudio José de Almeida Mello Universidade Estadual do Centro-Oeste- UNICENTRO

Palabras clave:

Concepções de leitura literária. Escola do campo. Práticas de leitura. Educação literária. Formação de leitores

Resumen

A partir da concepção da leitura literária como prática social, neste estudo, apresentamos algumas das reflexões resultantes do trabalho desenvolvido em pesquisa realizada em nível de mestrado acadêmico, a partir de uma abordagem teórico-metodológica, fundamentada nos estudos sociointeracionistas de Bakhtin e na Estética da Recepção, de Jauss e Iser. Optamos por trazer um recorte da pesquisa, relacionado a alguns tópicos da análise realizada, a partir da observação das práticas de leitura literária, na escola: leitura livre e leitura guiada; função utilitária dada à leitura literária em oposição à função humanizadora da literatura; articulação da leitura escolar-mediação social e afetiva da leitura. Entre os tópicos selecionados, observamos os espaços de promoção e as modalidades de leitura, bem como aos processos de compreensão e interpretação da leitura, como o favorecimento do trabalho cooperativo, a socialização e a troca entre os leitores. Como aporte teórico, utilizamos autores, como Bordini e Aguiar (1988); Rouxel (2013); Rezende (2013); Lebrun (2013) Colomer (2007); Zilberman (2009).

Biografía del autor/a

Cleide Maria Jagher, Universidade Estadual de Maringá- UEM

Mestre em Letras pela Universidade Estadual do Centro-Oeste- UNICENTRO

Iniciando o curso de Doutorado em Letras na Universidade Estadual de Maringá-UEM

Claudio José de Almeida Mello, Universidade Estadual do Centro-Oeste- UNICENTRO

Doutor em Letras

Professor adjunto da Universidade Estadual do Centro-Oeste- Unicentro

Publicado

2020-07-21