A poesia no ensino fundamental: uma discussão sobre as orientações da BNCC

Autores

  • Andrea Portolomeos Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Simone Aparecida Botega Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Palavras-chave:

Poesia, Ensino fundamental, BNCC, Formação continuada

Resumo

Este artigo tem como foco a formação continuada de professores e, nesse sentido, busca apresentar subsídio para o trabalho de docentes de língua portuguesa com o gênero poesia no ensino fundamental, observando criticamente as orientações das novas diretrizes para o ensino desse gênero literário, apresentadas pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Como desdobramento, a reflexão discute também a perda de prestígio da área de literatura no âmbito escolar, traduzida seja num documento oficial insuficiente e contraditório no que tange aos conceitos e teorias nele apresentados, seja na ausência de políticas públicas formadoras que viabilizem uma compreensão aprofundada do documento em questão pelos docentes do ensino básico. A base teórica deste artigo conta com estudos de Luiz Costa Lima, Wolfgang Iser e Antonio Candido que auxiliam na compreensão da especificidade da linguagem e da leitura literárias, ausentes no documento e imprescindíveis na perspectiva de um ensino emancipador de literatura.

Biografia do Autor

Andrea Portolomeos, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Professora associada de Teoria Literária no Curso de Licenciatura em Letras e no Programa de pós-graduação em Letras do Departamento de Estudos da Linguagem (DEL) da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Líder do Grupo de Pesquisa no CNPq, Linguagem Literária e educação estética.

Simone Aparecida Botega, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Lavras. Professora da rede básica de ensino. Integrante do Grupo de Pesquisa no CNPq, Linguagem Literária e Educação Estética.

Downloads

Publicado

2020-07-21

Edição

Seção

Artigos