Literatura, educação e emancipação: elaborando o passado e combatendo a barbárie

Autores

  • Evandro Ramos de Sant' Anna Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Rogério Rufino de Oliveira Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Palavras-chave:

educação, ensino de literatura, teoria crítica, Theodor Adorno

Resumo

Considerando as elaborações teóricas construídas por Theodor W. Adorno em Educação e emancipação (2006) a respeito da necessidade de se pensar uma educação que impeça o retorno e a normalização da barbárie, aglutinadas às perspectivas expostas por Antonio Candido (2004) em “O direito à literatura”, este trabalho busca evidenciar a capacidade de a literatura nos proporcionar possibilidades de emancipação. Para tanto, utilizamos também as contribuições que Walter Benjamin (2012) registrou em “Experiência e pobreza”. Nosso objetivo, aqui, é propor uma reflexão sobre a importância de uma experiência literária que, elaborando o passado, é capaz de nos direcionar à emancipação e, portanto, evitar a estruturação de qualquer forma de barbárie.

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Publicado

2020-07-21

Edição

Seção

Artigos