REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE E LETRAMENTO LITERÁRIO: O ESTADO DA QUESTÃO

Hellen Cris de Almeida Rodrigues, João Luiz da Costa Barros, Emanuella Silveira Vasconcelos

Resumo


Este artigo tem como objetivo conhecer o lugar que a pesquisa tem ocupado na formação docente, especificamente para o ensino da leitura literária a partir de uma perspectiva de letramento literário. Para tanto, buscou-se organizar um quadro de estudos relacionados à temática. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, por meio do levantamento bibliográfico, realizado a partir dos dados obtidos por meio de buscas on-line referentes a trabalhos de dissertações e teses que compõem o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes – CTD/Capes e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD, no período temporal dos últimos cinco anos (2014-2018). Para coleta de dados, utilizou-se a análise bibliográfica dos trabalhos científicos extraídos do CTD/Capes. Como resultado, a pesquisa aponta para um distanciamento das discussões sobre a formação docente para o letramento literário nas regiões do país, o que se defende como necessário considerando que não há a possibilidade de ensino da literatura infantil sem o professor qualificado para desenvolver práticas de leitura que considere a complexidade da ação em sua totalidade, ou seja, a formação de leitores literários.

Palavras-chave


Formação. Leitura Literária. Trabalho docente. Letramento literário. Estado da questão.

Texto completo:

PDF

Referências


AGUIAR, V. L. O. de. Trama e urdume de possibilidades de letramento literário na formação de professores do ensino fundamental II. 2017, 232f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.

BARBALHO, F. C. O ensino de literatura em uma escola pública de Angicos/RN: saberes necessários para as práticas de letramento literário no ensino médio. 2016, 137f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2016.

BARBOSA, E. F. Concepções de letramento e formação docente: implicações na prática das professoras do ciclo final dos anos iniciais. 2015, 117f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Escolar). Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2015.

BATISTA, J. B. S. O professor de português e a literatura infantojuvenil: as relações entre formação; hábitos de leitura e prática pedagógica. 2017, 152f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2017.

BERBEL, L. M. O trabalho docente na primeira etapa da educação infantil: as interações com o mundo letrado. 2017, 186f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2017.

BORBOREMA, F. C. A. Concepções de leitura: implicações na ação docente para a formação do sujeito leitor (professor/aluno). 2014,122f. Dissertação (Mestrado em formação de professores). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.

CASTANHEIRA, S. F. Formação docente para o ensino da leitura. 2014, 320. Tese (Doutorado em Educação). Universidade de Brasília/UnB, Brasília, 2014.

COSTA, J. P. Perspectivas dialógicas para o trabalho com a leitura em sala de aula: letramento literário no Ensino Fundamental. 2015, 142f. Dissertação (Mestrado em Letras). Faculdade de Ciências e Letras de Assis – UNESP, Assis, 2015.

CRISTOFOLINI, M. N. As contribuições dos estudos do letramento na compreensão e nas ações dos professores do ciclo de alfabetização. 2017, 134f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE, Joinville, 2017.

CUNHA, S. C. da. A leitura literária na escola e o papel do professor como mediador: experiências e perspectivas. 2015, 158f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS). Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2015.

ECO, U. Como se faz uma tese em ciências humanas. Lisboa: Editorial Presença, 2007.

FARIA, F. S. de L. Mediação da leitura literária e prática docente na formação do jovem leitor. 2017, 137f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Básica). Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.

FRAMBACH, F. de A. Entre urdiduras e tramas: tecendo reflexões sobre leitura, literatura e (trans)formação continuada de professores alfabetizadores. 2016, 223f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.

GOMES, V.I. De um leitor para leitores: os sujeitos da leitura literária no contexto escolar. 2015, 119f. Dissertação (Mestrado em Letras). Universidade Federal de Roraima, Boa Vista – 2015.

KANASHIRO, J. de P. Leitura literária: perspectivas histórico-culturais na prática docente. 2014, 76f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual de Londrina, 2015.

MARQUES, G. M. B. A leitura literária na formação de professores e no exercício da docência: de leitores em formação a formadores de leitores. 2017, 321f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada). Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2017.

MARTINS, R. P. Trajetórias de letramento literário de professores de língua portuguesa: da formação inicial à ação docente. 2014, 179f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE, Joinville, 2014.

MARTINS, E. S. Formação contínua e práticas de leitura: o olhar do professor dos anos finais do ensino fundamental. 2014, 190f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.

MENDONÇA, M. F. de. Histórias de leituras, dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental, e suas práticas pedagógicas. 2016, 135f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Acre, Rio Branco, 2016.

MORAES, T. A. de. A tematização da prática pedagógica como estratégia formativa: possibilidades de construção do saber docente sobre o ensino de leitura literária. 2017, 149f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE, Presidente Prudente, 2017.

NETO, F. de A. Interações e (trans)formações: práticas de letramento literário sob a perspectiva semiótica. 2017, 260f. Tese (Doutorado em Letras). Universidade Federal do Tocantins, Araguaia, 2017.

NÓBREGA-THERRIEN, S. M. e THERRIEN, J. O estado da questão: aportes teóricos-metodológicos e relatos de sua produção em trabalhos científicos. In: FARIAS, Isabel Sabino de; NUNES, João Batista de Carvalho; NÓBREGA-THERRIEN, Silva Maria. Pesquisa Científica para iniciantes: caminhando no labirinto. Fortaleza, EdUECE, 2010.

ROBERTO, M. do C. O uso das estratégias de leitura na prática docente: uma aliada a formação de leitores proficientes. 2014, 109f Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Professores). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.

SACRISTÁN, G. J. Poderes instáveis em educação. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

SALES, A. A. S. Ensino de leitura: concepções e práticas pedagógicas das professoras dos 5º anos do ensino fundamental de uma escola pública de Cruzeiro do Sul – Acre. 2017, 130f. Dissertação (Mestrado em Letras). Universidade Federal do Acre, Rio Branco, 2017.

SANTOS, M. M. M. dos. A formação continuada de professores e seus reflexos no ensino da leitura nos anos iniciais. 2017, 221f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Alagoas, Maceió, 2017.

SILVA, J. R. da. A formação estética do professor e o ensino de literatura nos anos iniciais do ensino fundamental. 2018, 147f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação). Universidade Municipal de São Caetano do Sul, São Caetano do Sul, 2018.

SILVA, N. Z. da. O professor como agente de letramento e o protagonismo discente nas práticas de leitura e escrita. 2017, 142f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE, Joinville, 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Revista Clarabóia está cadastrada nos diretórios e indexada nas bases que seguem:

DOAJ  Latindex IBICT  DIADORIM  ERIHPLUS Redib MIAR WorldCat CiteFactor MLA

Licença Creative Commons
Revista Claraboia está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://uenp.edu.br/claraboia