A argumentação no gênero reportagem: mecanismos enunciativos na construção de sentidos sobre tecnologia na educação

Autores

  • Sueli Correia Lemes Valezi Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), Cuiabá/MT.

Palavras-chave:

Argumentação, Mecanismos enunciativos, Tecnologia na educação

Resumo

Este artigo registra a análise dos recursos linguístico-enunciativos que constroem a argumentatividade de uma reportagem publicada na revista Veja, sobre o tema “tecnologia e educação”. A leitura dos dados deste trabalho foi baseada nos pressupostos teórico-metodológicos da Semântica Argumentativa, com autores como Koch (2003; 2009), Ducrot (1987) e Oliveira (2002; 2004), e contribuições de Bronckart (1999) e Maingueneau (2004). A análise de dados destacou recursos argumentativos que revelaram alto grau de subjetividade do locutor, especialmente identificada por mecanismos intensificadores e modalizadores. A trama argumentativa do locutor a fim de persuadir o leitor objetivou fazê-lo aderir à tese de que a tecnologia configura-se como um meio promissor para a melhoria da qualidade da educação brasileira. Ao valorizar expressivamente os benefícios do computador, o texto acaba veiculando sentidos que depreciam a escola brasileira e suas atuais ações pedagógicas, reiterando, assim, a concepção que circula na sociedade sobre a qualidade de ensino no Brasil.

Biografia do Autor

Sueli Correia Lemes Valezi, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), Cuiabá/MT.

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), Cuiabá/MT. Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina/PR.

 

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Publicado

2014-09-02

Edição

Seção

Artigos