A FLUTUAÇÃO NO REGISTRO ORTOGRÁFICO DE PALAVRAS: MARCAS DA HETEROGENEIDADE DA PRODUÇÃO ENUNCIATIVA INFANTIL
Resumo
Neste estudo, de caráter exploratório, busca-se analisar flutuações no registro ortográfico de palavras, observadas em enunciados escritos infantis produzidos no período de alfabetização. O objetivo é entender quais seriam as possíveis motivações para situações em que uma criança escreve uma mesma palavra, dentro de um mesmo enunciado, de formas divergentes, ou seja, registra palavras em acordo e/ou em desacordo com as convenções ortográficas que regem a produção escrita do Português Brasileiro. A análise sustenta-se teoricamente numa visão enunciativo-discursiva de escrita, à luz de proposições de Corrêa (2001, 2004, 2007), bem como em discussões sobre flutuação na escrita infantil, desenvolvidas em trabalhos de Chacon (2013, 2021). O material de análise é constituído por enunciados escritos de crianças do 1º e do 2° ano do Ensino Fundamental, de uma escola da rede pública do município de Paranavaí/PR. Esses enunciados foram produzidos como parte das atividades escolares das crianças e foram examinados qualitativamente. Os resultados dessa análise qualitativa/exploratória sinalizam que a flutuação no registro ortográfico de palavras, presentes nos enunciados examinados, decorre da atuação de diferentes fatores linguísticos que, por sua vez, emergem da circulação complexa da criança por práticas do oral/falado e do letrado/escrito, que são (re) encenadas em sua enunciação escrita.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
CAPRISTANO, C. C. Por uma concepção heterogênea da escrita que se produz e que se ensina na escola. Cadernos de Educação, Pelotas, v. 35, p. 171-193, 2010ª.
CAPRISTANO, C. C. Um entre outros: a emergência da rasura na aquisição da escrita. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 13, p. 667-694, 2013.
CHACON, L. Flutuação na segmentação de palavras: relações entre constituintes prosódicos e convenções ortográficas na escrita infantil. Filologia e Linguística Portuguesa, São Paulo, 15(2), p. 369-383, 2013.
CHACON, L. A relação fala/escrita em dados não-convencionais de escrita infantil. Cadernos de Linguística, v. 2, p. 01-17, 2021.
CORRÊA, M. L. G. Letramento e heterogeneidade da escrita no ensino de português. In: SIGNORINI, I. (Org). Investigando a relação oral/escrito e as teorias do letramento. Campinas: Mercado de Letras, p. 135-166, 2001.
CORRÊA, M. L. G. O Modo heterogêneo de constituição da escrita. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
CORRÊA, M. L. G. Heterogeneidade da escrita: a novidade da adequação e a experiência do acontecimento. Filologia e Linguística Portuguesa, São Paulo, v.8, p.269-286, 2007.
Apontamentos
- Não há apontamentos.

A Revista Clarabóia está cadastrada nos diretórios e indexada nas bases que seguem:
Revista Claraboia está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://uenp.edu.br/claraboia