AS INTERFERÊNCIAS NO USO DA VÍRGULA NO PAR LINGUÍSTICO ALEMÃO/PORTUGUÊS: UMA ANÁLISE DE PRODUÇÕES TEXTUAIS NO CONTEXTO LOCAL
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
AUTOR, 2021
AUTOR, no prelo
BRAUN, Birgit et al. DaF kompakt neu A2. Kurs- und Übungsbuch. Stuttgart: Klett, 2016.
CONSELHO DA EUROPA. Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas. Porto, Asa Editores, 2001.
CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 7ªEd. Lexicon Editora Digital. Rio de Janeiro, 2016.
FERLING, Nicola. Schreiben im DAZ-Unterricht. In: S. KAUFMANN, Susan; ZEHNDER, Erich; VANDERHEIDEN, Elisabeth; FRANK, Winfried (Org.). Fortbildung für Deutsch als Zweitsprache (Bd. 2). Ismaning: Hueber, p. 110–141, 2008.
FERRARI, Bianca. A influência do inglês no processo de ensino/aprendizagem de alemão – Pandemonium, São Paulo, v. 17, n. 24, Dez./2014, p. 175-197.
GNUTZMANN, Claus. Language Awareness: Progress in language learning and language education, or reformulation of old ideas? Language Awareness: Londres, v. 6, n.1, p. 65-74, 1997.
GOMES ARAUJO, Gustavo Luis. Interferenzfehler aus dem Deutschen in der schriftlichen Produktion auf Portugiesisch als Fremdsprache – Analyse eines Corpus von Celpe-Bras. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade de Viena. Viena, 2017.
GRAČNER, Doris. Fehler beim schriftlichen Produzieren von Texten im DAF-Studium. Eine empirische Untersuchung am Beispiel slowenischer Germanistikstudierender - Znanstvena založba Filozofske fakultete (2018), Vol. 10, 1, p. 219-237.
GRASS, Susan; SELINKER, Larry. Second Language Acquisition: An Introductory Course. New York: Routledge. 2008.
JIN, Friederike; VOß, Ute. Grammatik Aktiv B2-C1. Cornelsen. Berlin, 2017.
KRINGS, Hans. Schreiben. In. BURWITZ-MELZER, Eva.; MEHLHORN, Grit; RIEMER, Claudia; BAUSCH, Karl-Richard; KRUMM. Hans-Jürgen. (Eds.) Handbuch Fremdsprachenunterricht 6., Tübingen: Narr. p. 107 - 111, 2016.
LUCHTENBERG, Sigrid. Language Awareness. In: AHRENHOLZ, B.; OOME-WELKE, I. (Org.). Deutsch als Zweitsprache. Baltmannsweiler, Schneider Verlag, 2008, 107 - 117.
MANCHÓN, Rosa. Learning to write and writing to learn in an additional language. Philadelphia, PA: John Benjamins. 2011.
MARTINS, Rosemari; DE MELLO, Vanessa; DE MOURA PINTO, Cintia; VOLMER, Lovani. Usos da vírgula: um estudo a partir do ensino sistematizado. Confluência: Revista do Instituto de Língua Portuguesa, n. 57, p. 197-224. 2019.
MOTTA-ROTH, Désirée. O ensino de produção textual com base em atividades sociais e gêneros textuais. Linguagem em (Dis)curso, São José, v. 24, n. 2. p. 341 - 383, 2006.
SELINKER, Larry. Interlanguage. International Review of Applied Linguistics: Cambridge, v. 10, n. 3,p. 209 - 231. 1972.
TELLER, Janne. NICHTS: Was im Leben wichtig ist. Tradução de S. C. Engeler. Munique: Carl Hansen Verlag, 2012.
VEIGA, Edison. Clara Alves: "Sou uma escritora militante", 08 de julho de 2022. Disponível em https://www.dw.com/pt-br/clara-alves-sou-uma-escritora-militante/a-62404178 Acesso em 02 de agosto de 2022.
WELKER, Herbert. A. Gramática alemã. 4. Ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2008.
Apontamentos
- Não há apontamentos.

A Revista Clarabóia está cadastrada nos diretórios e indexada nas bases que seguem:
Revista Claraboia está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://uenp.edu.br/claraboia