AS INTERFERÊNCIAS NO USO DA VÍRGULA NO PAR LINGUÍSTICO ALEMÃO/PORTUGUÊS: UMA ANÁLISE DE PRODUÇÕES TEXTUAIS NO CONTEXTO LOCAL

Gabriela Sarmento Badain, Marceli Cherchiglia Aquino

Resumo


Por meio de uma investigação do corpus de produções escritas realizadas por estudantes de alemão como língua adicional em contexto acadêmico brasileiro, este artigo se propõe a apresentar um estudo empírico sobre o papel da interlíngua (SELINKER 1972) nos desvios de uso da vírgula em língua alemã. A análise dos dados foi realizada de maneira quantitativa, pelo registro dos desvios mais frequentes nas produções escritas, assim como qualitativa, com a análise dos desvios mais recorrentes e uma proposta de sequência didática que contempla a aprendizagem através da consciência linguística (GNUTZMANN, 1997). Os resultados da análise apontam para uma frequência relevante de desvios do uso de vírgula em produções escritas em alemão, que ocorrem, principalmente, pela interferência das regras da estrutura sintática da língua portuguesa. Portanto, evidenciamos neste trabalho a necessidade de uma reflexão crítica sobre as dificuldades relacionadas ao uso da vírgula por estudantes brasileiras e assim, a importância de uma sensibilização do tema em sala de aula de língua alemã.

Palavras-chave


Alemão Língua Adicional; Interlíngua; Uso da vírgula; Produções Escritas

Texto completo:

PDF

Referências


AUTOR, 2021

AUTOR, no prelo

​​BRAUN, Birgit et al. DaF kompakt neu A2. Kurs- und Übungsbuch. Stuttgart: Klett, 2016.

CONSELHO DA EUROPA. Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas. Porto, Asa Editores, 2001.

CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 7ªEd. Lexicon Editora Digital. Rio de Janeiro, 2016.

FERLING, Nicola. Schreiben im DAZ-Unterricht. In: S. KAUFMANN, Susan; ZEHNDER, Erich; VANDERHEIDEN, Elisabeth; FRANK, Winfried (Org.). Fortbildung für Deutsch als Zweitsprache (Bd. 2). Ismaning: Hueber, p. 110–141, 2008.

FERRARI, Bianca. A influência do inglês no processo de ensino/aprendizagem de alemão – Pandemonium, São Paulo, v. 17, n. 24, Dez./2014, p. 175-197.

GNUTZMANN, Claus. Language Awareness: Progress in language learning and language education, or reformulation of old ideas? Language Awareness: Londres, v. 6, n.1, p. 65-74, 1997.

GOMES ARAUJO, Gustavo Luis. Interferenzfehler aus dem Deutschen in der schriftlichen Produktion auf Portugiesisch als Fremdsprache – Analyse eines Corpus von Celpe-Bras. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade de Viena. Viena, 2017.

GRAČNER, Doris. Fehler beim schriftlichen Produzieren von Texten im DAF-Studium. Eine empirische Untersuchung am Beispiel slowenischer Germanistikstudierender - Znanstvena založba Filozofske fakultete (2018), Vol. 10, 1, p. 219-237.

GRASS, Susan; SELINKER, Larry. Second Language Acquisition: An Introductory Course. New York: Routledge. 2008.

JIN, Friederike; VOß, Ute. Grammatik Aktiv B2-C1. Cornelsen. Berlin, 2017.

KRINGS, Hans. Schreiben. In. BURWITZ-MELZER, Eva.; MEHLHORN, Grit; RIEMER, Claudia; BAUSCH, Karl-Richard; KRUMM. Hans-Jürgen. (Eds.) Handbuch Fremdsprachenunterricht 6., Tübingen: Narr. p. 107 - 111, 2016.

LUCHTENBERG, Sigrid. Language Awareness. In: AHRENHOLZ, B.; OOME-WELKE, I. (Org.). Deutsch als Zweitsprache. Baltmannsweiler, Schneider Verlag, 2008, 107 - 117.

MANCHÓN, Rosa. Learning to write and writing to learn in an additional language. Philadelphia, PA: John Benjamins. 2011.

MARTINS, Rosemari; DE MELLO, Vanessa; DE MOURA PINTO, Cintia; VOLMER, Lovani. Usos da vírgula: um estudo a partir do ensino sistematizado. Confluência: Revista do Instituto de Língua Portuguesa, n. 57, p. 197-224. 2019.

MOTTA-ROTH, Désirée. O ensino de produção textual com base em atividades sociais e gêneros textuais. Linguagem em (Dis)curso, São José, v. 24, n. 2. p. 341 - 383, 2006.

SELINKER, Larry. Interlanguage. International Review of Applied Linguistics: Cambridge, v. 10, n. 3,p. 209 - 231. 1972.

TELLER, Janne. NICHTS: Was im Leben wichtig ist. Tradução de S. C. Engeler. Munique: Carl Hansen Verlag, 2012.

VEIGA, Edison. Clara Alves: "Sou uma escritora militante", 08 de julho de 2022. Disponível em https://www.dw.com/pt-br/clara-alves-sou-uma-escritora-militante/a-62404178 Acesso em 02 de agosto de 2022.

WELKER, Herbert. A. Gramática alemã. 4. Ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Revista Clarabóia está cadastrada nos diretórios e indexada nas bases que seguem:

DOAJ  Latindex IBICT  DIADORIM  ERIHPLUS Redib MIAR WorldCat CiteFactor MLA

Licença Creative Commons
Revista Claraboia está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://uenp.edu.br/claraboia