Análise e diagnose de erros: uma técnica pertinente as variedades linguísticas em sala de aula

Autores/as

  • Ligiane Aparecida Bonacin UEL e UENP

Palabras clave:

Variação linguística. Preconceito linguístico, técnica pedagógica.

Resumen

Do ponto de vista histórico, as variedades linguísticas sempre estiveram à margem do ensino de língua portuguesa em sala de aula, uma vez que há muito tempo a escola vem se dedicando apenas à exigência da norma-culta, por isso acredita-se que o ensino não deva ter a finalidade de condenar ou eliminar a língua que se fala em casa ou na comunidade, mas ao contrário, somado ao domínio de outras variedades linguísticas, tornar os educandos preparados para se comunicarem, sabendo empregar de modo adequado às mais diferentes variedades. Por isso, pensando nessa situação dispare entre as pesquisas acadêmicas e a prática colocada em sala de aula, esse artigo volta-se aos professores que estão fora dos centros de pesquisas da atualidade, objetivando levar até eles uma técnica pedagógica elaborada por Bortoni-Ricardo (2004), (2005), a fim de que ao divulgar tal técnica o docente seja capaz de tornar seus discentes aptos a perceberem o valor e o estigma que as variedades do português brasileiro possuem, fazendo referência a uma pedagogia da variação.

 

Biografía del autor/a

Ligiane Aparecida Bonacin, UEL e UENP

Possui graduação em licenciatura plena em Letras/Inglês pela Universidade Estadual do Norte do Paraná, Centro de Ciências Humanas e da Educação de Letras, Comunicação e Artes. (2009). É pós-graduada em Estudos Linguísticos e Literários pela UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná). Atualmente está cursando Mestrado em Estudos da Linguagem, pela UEL (Universidade Estadual de Londrina) Atua como professora de Língua Portuguesa na rede particular de ensino.

Publicado

2014-09-02

Número

Sección

Artigos