Jakobson, Bakhtin e Foucault: uma reflexão sobre sujeito e enunciado

Autores

  • Paulo Cezar Rodrigues Universidade Federal do Tocantins – UFT
  • Aline Rezende Belo Alves Instituto Federal de Goiás - IFG.

Palavras-chave:

Linguística. Sujeito, Enunciado, Interação, Materialidade.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo principal refletir sobre as noções de sujeito e enunciado em Bakhtin (2011), Foucault (2000, 2008) e Jakobson (1967, 1985), e também busca responder a questão de pesquisa: por que uma linguística do enunciado? Para tanto, optou-se por uma abordagem e uma análise estritamente teóricas que demonstrou que Bakhtin enfatiza que o enunciado se dá na interação, sempre se dirige a alguém, mesmo que esteja no interior do eu, responde a um enunciado anterior e provoca uma resposta. Foucault entende o enunciado como uma função constituída por um referencial, um sujeito, enquanto lugar vazio, um campo associado, e uma materialidade. Jakobson não utiliza a nomenclatura enunciado, tampouco contempla aspectos sociodiscursivos. Sua teoria considera a relação entre o remetente e o destinatário por meio de um canal físico, utilizando-se de um código comum aos envolvidos, a fim de comunicar uma mensagem.

Biografia do Autor

Paulo Cezar Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins – UFT

Doutorando em Linguística, pelo Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás – UFG, a partir de março de 2013. Professor efetivo do Curso de Letras, da Universidade Federal do Tocantins – UFT.

Aline Rezende Belo Alves, Instituto Federal de Goiás - IFG.

Doutoranda em Linguística, pelo Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás – UFG, a partir de março de 2013. Professora efetiva, do Instituto Federal de Goiás - IFG.

 

Downloads

Publicado

2014-09-02

Edição

Seção

Artigos