Marcas da oralidade na escrita nos níveis discursivo, morfossintático e fonético: análise de uma carta de apresentação produzida por um aluno do 5º ano

Autores/as

  • Luciane Watthieer Universidade do Oeste do Paraná - UNIOESTE - Campus Cascavel
  • Terezinha Costa-Hubes Universidade do Oeste do Paraná - UNIOESTE - Campus Cascavel

Palabras clave:

Marcas da oralidade, Ensino de Língua Portuguesa, Gênero discursivo Carta de Apresentação.

Resumen

Trazemos, aqui, reflexões teóricas acerca das marcas da oralidade na escrita, assim como uma análise preliminar de um texto de um aluno do 5º ano do Ensino Fundamental, por meio da qual buscamos identificar as marcas de oralidade apresentadas. São reflexões iniciais de uma pesquisa de doutorado, cujo objetivo é trabalhar com textos pertencentes ao gênero discursivo Carta de Apresentação, produzidos por alunos do 5° ano do Ensino Fundamental, de cidades da região Oeste do Paraná. Buscamos identificar as marcas de oralidade nos níveis discursivo, morfossintático e fonético para, em futuros trabalhos tecer propostas de trabalho docente que atendam diretamente aos problemas apresentados. Trata-se de uma investigação qualitativa em pesquisa educacional, do tipo descritiva e interpretativa-crítica. Nossa perspectiva epistemológica é o interacionismo, com bases teóricas na Linguística Aplicada (LA) e na Sociolinguística. 

Biografía del autor/a

Luciane Watthieer, Universidade do Oeste do Paraná - UNIOESTE - Campus Cascavel

Doutoranda em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste – Cascavel-PR). Bolsista no projeto “Formação continuada para professores da educação básica nos anos iniciais: ações voltadas para a alfabetização em municípios com baixo IDEB da região Oeste do Paraná” (Observatório da Educação – ODEDUC), com fomento da CAPES.

Terezinha Costa-Hubes, Universidade do Oeste do Paraná - UNIOESTE - Campus Cascavel

Professora do programa de Pós-graduação em Letras, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste – Cascavel-PR), nível mestrado e doutorado. Bolsista e coordenadora do projeto “Formação continuada para professores da educação básica nos anos iniciais: ações voltadas para a alfabetização em municípios com baixo IDEB da região Oeste do Paraná” (Observatório da Educação – ODEDUC), com fomento da CAPES

Publicado

2014-07-21

Número

Sección

Artigos