Práticas escolares de leitura reflexiva como instrumento de resistência ao controle e manipulação social

Autores

  • Rosana Becker Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Palavras-chave:

Leitura, Prática escolar de leitura, Leitura reflexiva, Letramento crítico, Experiência estética.

Resumo

Resumo:  Em tom ensaístico, o artigo objetiva refletir sobre crenças a respeito da livre circulação de ideias, leituras e valores na sociedade contemporânea, enfatizando o caráter ideológico das informações e dos textos postos para leitura. Apresentam-se considerações a respeito do papel da escola em relação à seleção dos textos escolhidos para leitura, bem como ao cuidado em se promover diferentes práticas de leitura de modo reflexivo e crítico. Pontua-se, também, sobre a necessidade de se privilegiar aos alunos experiências estéticas de leitura, em contraponto com a conformidade e pasteurização advindas dos textos de entretenimento.

Biografia do Autor

Rosana Becker, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Professora Assistente do curso de Letras Português Inglês Italiano Espanhol da UNIOESTE-campus Cascavel, membro do grupo de pesquisa Linguagem, Discurso e Ensino.

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Publicado

2014-07-07

Edição

Seção

Artigos