José Veríssimo e a construção do cânone literário brasileiro: um ponto de vista estético
Resumo
Este trabalho analisa a História da literatura brasileira, de José Veríssimo, a partir de ruptura com a crítica romântica ou com a interpretação cientificista ao adotar um ecletismo teórico que o faz desconfiar dos sistemas fechados e das classificações únicas. Da valorização etnológica ao sentimento nacionalista ou do cientificismo à defesa estética da construção do cânone literário, a trajetória de José Veríssimo é marcada por uma organicidade que gera o apuramento de seus critérios.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ALENCAR, Heron de. Sobre José Veríssimo. In: VERÍSSIMO, José. História da literatura brasileira: de Bento Teixeira (1601) a Machado de Assis (1908). 4a. edição. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1963.
BARBOSA, João Alexandre. A biblioteca imaginária ou o cânone na história da literatura brasileira. In: Qfwfq Rio de Janeiro: Universidade Estadual do Rio de Janeiro, v. 2, n° 1, 1996.
_____________. Alguma Crítica. Cotia-SP: Ateliê Editorial, 2002.
______________. A tradição do impasse: linguagem da crítica e crítica da linguagem em José Veríssimo. São Paulo: Ática, 1974.
CARPEAUX, Otto Maria. História da literatura ocidental. 2a. edição, revista e atualizada. Rio de Janeiro: Alhambra, 1978.
COUTINHO, Afrânio. A literatura no Brasil. São Paulo: Global Editora, 1969
LINS, Álvaro. Palestra sobre José Veríssimo. In: . Jornal de crítica. 3a. série. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 1944.
ROMERO, Sílvio. História da literatura brasileira (1500-1830). 2a. edição melhorada pelo autor. Rio de Janeiro: Garnier, 1902.
VERÍSSIMO, José. Conferência no Conservatório Dramático de São Paulo, no dia 12 de setembro de 1910. Texto publicado na Revista da Academia Brasileira de Letras (1º ano, número 2, outubro de 1910. p. 27-33)
VERÍSSIMO, José. História da literatura brasileira: de Bento Teixeira (1601) a Machado de Assis (1908). 4a. edição. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1963.
VERÍSSIMO, José. Que é literatura? e outros escritos. Rio de Janeiro: Garnier, 1907.
WHITE, Hayden. Meta-história: a imaginação histórica no século XIX. Tradução de José Laurênio de Melo. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1992.
Apontamentos
- Não há apontamentos.

A Revista Clarabóia está cadastrada nos diretórios e indexada nas bases que seguem:
Revista Claraboia está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://uenp.edu.br/claraboia