As diferentes formas do amor e da representação feminina na poesia de Florbela Espanca

Rita Cássia Lamino de Araújo Rodrigues

Resumo


Florbela Espanca, considerada uma das maiores vozes femininas da literatura portuguesa, apresenta como tema central de sua poesia o amor. Este artigo tem por objetivo comentar os poemas “Amar!”, um dos mais representativos na maneira da poetisa vivenciar o amor; seguido pelos poemasInconstância”, “Ambiciosa”, “Fanatismo” e “Escrava” de modo a verificar como se estabelece as visões diferentes do amor e da mulher.

Palavras-chave


Literatura Feminina; amor; Florbela Espanca

Texto completo:

PDF

Referências


BESSA-LUÍS, Augustina. Florbela Espanca: a vida e a obra. 2. ed. Lisboa: Arcádia, 1979.

ESPANCA, Florbela. Poemas. Maria Lúcia Dal Farra (org.). 3. ed.. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

GIAVARA, Suilei Monteiro. A poética do espetáculo: uma análise dos procedimentos dramáticos nos sonetos de Florbela Espanca. 2007. 107f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara – Universidade Estadual Paulista.

PAULO, Lívia Miranda. A confluência entre o sagrado e o profano nas líricas garretianas e florbelianas. In: Revista Anagrama: revista científica e interdisciplinar da graduação. 5ºano, 2.ed. São Paulo: USP, dez.2011/fev.2012.p.1-8. Disponível em http://www.revistas.univerciencia.org/index. Acesso em: 20 jun. 2012.

RÉGIO, José. Estudo crítico. In: ESPANCA, Florbela. Sonetos. 19 ed. Lisboa: Livraria Bertrand, 1981. p. 11 - 30

SILVA, Cleonice Nascimento da. A busca da Identidade feminina na poesia de Gilka Machado e Florbela Espanca. 2003. 205f, 2v. Tese (Doutorado em Letras) - Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Assis, 2003.

SILVA, Zina M. Bellodi da. Florbela Espanca: discurso do outro e imagem de si. 1987. 313f. Tese (Doutorado em Teoria da Literatura) – Instituto de Letras, Ciências Sociais e Educação, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 1987.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Revista Clarabóia está cadastrada nos diretórios e indexada nas bases que seguem:

DOAJ  Latindex IBICT  DIADORIM  ERIHPLUS Redib MIAR WorldCat CiteFactor MLA

Licença Creative Commons
Revista Claraboia está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://uenp.edu.br/claraboia