Para uma cartografia do sensível: a poética de Bernardo Soares

Jair Zandoná

Resumo


Debruçar-se no(s) projeto(s) do Livro do desassossego, incansavelmente articulado(s) por Fernando Pessoa, implica percorrer as diferentes estratégias ali elaboradas. Se para a crítica, via de regra, há três fases de escrita do “Livro” (a primeira estaria vinculada muito mais ao simbolismo, seria “anterior” à descoberta heteronímica e corresponderia à produção entre 1914 e 1917; a segunda compreenderia até 1929, período em que o Livro permaneceu em dormência, com produção rarefeita e não datada; a terceira seria de 1929 a 1934, período em que os textos são datados), uma possível unicidade estaria na designação da autoria do texto a Bernardo Soares pelo autor de Mensagem. Na extraordinária arte de não-ser pessoana, como disse Jorge de Sena (1964), o semi-heterônimo seria o nada que o poeta descobre em si mesmo quando para de sentir. Nesse sentido, este texto propõe analisar a forma como o texto chega para os leitores – uma vez que em vida Pessoa apenas publicou trechos destinados ao L do D –, e do material do qual se mune Soares para elaborar seu “Livro”, ou seja, sua “própria” vida, expressa pelo vazio interior, sentimento de inexistência.

Palavras-chave


Livro do desassossego; Bernardo Soares; Modernismo Português; Cartografia do sensível

Texto completo:

PDF

Referências


BACHELARD, Gaston. A água e os sonhos: ensaio sobre a imaginação da matéria. Tradução de Antonio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

BARTHES, Roland. Proust e os nomes. In: ______. O grau zero da escrita: seguido de novos ensaios críticos. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004b.

BATAILLE, Georges. El erotismo. Barcelona: Fábula Tusquets Editores, 2010.

BENJAMIN, Walter. O narrador. Considerações sobre a obra de Nicolai Leskov. In: ______. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 197-221.

BRAGANÇA, Gustavo. O desafio de editar Pessoa. Entrevista com Jerónimo Pizarro. Revista Escrita, n. 13, p. 1-13, 2011.

BRÉCHON, Robert. Estranho estrangeiro: uma biografia de Fernando Pessoa. Trad. Maria Abreu e Pedro Tamen. 2.ed. Rio de Janeiro: Record, 1999.

CARDOSO, Sergio. O olhar dos viajantes. In: NOVAES, A. O olhar. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. p. 347-360.

CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Ailan. Dicionário de símbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números. 18. ed. Rio de Janeiro: J. Olympio, 2003.

GIL, José. O espaço interior. Lisboa: Editorial Presença, 1993.

______. O devir-eu de Fernando Pessoa. Lisboa: Relógio d’Água, 2010.

GRAZIANI, Françoise. Descobertas. In: BRUNEL, P. Dicionário de mitos literários. 3. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2000. p. 222-227.

LEITE, Lígia Chiappini Moraes. O foco narrativo. 10. ed. São Paulo: Ática, 2001.

MARTINS, Fernando Cabral. Editar Bernardo Soares. Revista Colóquio/Letras, n. 155/156, Jan. 2000. p. 220-225. Disponível on-line em: http://coloquio.gulbenkian.pt/bib/sirius.exe/issueContentDisplay?n=155&p=220&o=r. Acesso em 02 fev. 2012.

______. Dicionário de Fernando Pessoa e do modernismo Português. São Paulo: Leya, 2010.

MOURÃO-FERREIRA, David. Ícaro e Dédalo: Mário de Sá-Carneiro e Fernando Pessoa. In.: ______. Nos passos de Pessoa. Ensaios. Lisboa: Editorial Presença, 1988.

PERRONE-MOISÉS, Leyla. Aquém do eu, além do outro. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001. [revista e ampliada].

PESSOA, Fernando. Livro do desassossego de Bernardo Soares. Lisboa: Editorial Comunicação, 1986a. [Direção e organização Maria Alzira Seixo].

______. Livro do desassossego por Bernardo Soares. Lisboa: Europa-América, v. 1 e 2, 1986b. [Int. e nova organização de António Quadros].

______. Correspondência (1923-1935). Lisboa: Assírio & Alvim, 1999b. [Ed. de Manuela Parreira da Silva].

______. Correspondência: 1905-1922. São Paulo: Companhia das Letras, 1999c. [Org. Manuela Pereira da Silva].

______. Obra poética. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2005. [20ª reimp.].

______. Livro do desassossego. Lisboa: Relógio D'Água, 2008. [Ed. Teresa Sobral Cunha].

______. Livro do desasocego. Lisboa: Imprensa Nacional da Casa da Moeda, v. XII, 2010. [Ed. Jerónimo Pizarro].

______. Livro do desassossego: composto por Bernardo Soares, ajudante de guarda-livros na cidade de Lisboa. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2011. [Ed- Richard Zenith].

______. Livro do Desassossego. Rio de Janeiro: Tinta-da-China Brasil, 2013. [Ed. de Jerónimo Pizarro].

PIZZARRO, Jerónimo. Fernando Pessoa: o guardador de papéis. Alfragide: Texto Editores, 2009.

SENA, Jorge de. Fernando Pessoa e Cia heterónima. 3. ed. Lisboa: Edições 70, 2000.

SIMMEL, Georg. A metrópole e a vida mental. In: VELHO, O. G. O fenômeno urbano. São Paulo: Zahar, 1979. p. 11-25.

SONTAG, Susan. Sobre fotografia. Trad. Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

SOUSA, João Rui de. Fernando Pessoa empregado de escritório. 2. ed. Lisboa: Assírio & Alvim, 2010. [revisada e aumentada].

TODOROV, T. A viagem e seu relato. Revista de Letras da UNESP, São Paulo, v. 39, n. 1, 1999.

Filmografia

BOTELHO, João (Dir.). Filme do desassossego. [Filme], 2010, cor, 90 min.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Revista Clarabóia está cadastrada nos diretórios e indexada nas bases que seguem:

DOAJ  Latindex IBICT  DIADORIM  ERIHPLUS Redib MIAR WorldCat CiteFactor MLA

Licença Creative Commons
Revista Claraboia está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://uenp.edu.br/claraboia