Polifonia, Carnavalização e Paródia na “Teoria do medalhão” de Machado de Assis: confronto com Le père goriot, de Balzac
Resumo
Em “Teoria do Medalhão”, escrito por Machado de Assis em 1881, um pai zeloso resolve dar bons conselhos a seu filho que acaba de completar 21 anos. Servindo-se de um discurso pertencente à ideologia oficial do oitocentos; ou seja, aquela instituída pela hegemonia dominante, inclusive na França de Balzac, o pai sugere ao filho que abandone seus ideais, utilizando máscaras e anulando seus pensamentos e gostos, a fim de se tornar um verdadeiro Medalhão. O diálogo que se estabelece entre ambos é permeado de ironia e humor, pois o pai faz um discurso aparentemente sábio, mas que, na realidade, é vazio e tolo, levando a pensar nas noções de paródia e carnavalização de Bakhtin. Além disso, ao construir seu conto em forma de diálogo, Machado de Assis transfere a palavra às personagens, num cruzamento de vozes que leva a pensar em “embriões” de polifonia. Este trabalho visa, portanto, fazer uma leitura bakhtiniana do conto machadiano, contrapondo-o ao romance Le Père Goriot, de Balzac.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ASSIS, Machado de. Contos, uma antologia. (org. John Gledson). São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
BAKHTINE, Mikhaïl. La Poétique de Dostoiévski. Paris: Seuil, 1970.
BALZAC, Honoré. Le Père Goriot. Paris: Gallimard, 1971.
BOSI, Alfredo. O enigma do olhar. São Paulo: Ática, 1999.
VILLAÇA, Alcides. Janjão e Maquiavel: a “Teoria do Medalhão”. In GUIDIN, M.L.; GRANJA, L.; RICIERI, F.W (orgs). Machado de Assis: ensaios da crítica contemporânea. São Paulo: Editora Uneso, 2008.
MACHADO, Guacira M. Romantismo e Realismo em Le Père Goriot. In: Lettres Françaises, n.4, UNESP/ Araraquara, 2001.
MANTOVANI, Marcos Roberto. Balzac e a representação de mudanças na educação e
nas relações familiares. Dissertação de Mestrado. Maringá:UEM, 2005.
MONTESINI, Cláudia de Fátima. A paideia inversa: “Teoria do medalhão”, de Machado de Assis. Anais do II Colóquio da Pós-Graduação em Letras. Disponível em: www.assis.unesp.br/coloquioletras
Apontamentos
- Não há apontamentos.

A Revista Clarabóia está cadastrada nos diretórios e indexada nas bases que seguem:
Revista Claraboia está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://uenp.edu.br/claraboia