O papel do projeto de ensino no estágio supervisionado em língua inglesa: espelho de representações

Eliane Segati Rios-Registro

Resumo


Tendo em vista a importância dos trabalhos práticos desenvolvidos na disciplina de Estágio Supervisionado em Língua Inglesa, bem como as prescrições envolvidas ao longo do processo de elaboração, apresentamos uma análise de  três projetos de ensino desenvolvidos aos longo do ano de 2008 de uma Universidade Estadual de ensino localizada no Norte do Paraná. Para tanto, discutimos os conceitos de textos prescritivos e suas influências nos projetos desenvolvidos pelos próprios alunos-estagiários por meio de uma análise documental de três projetos de ensino. O estudo em tela ancora-se nos pressupostos teórico-metodológicos  do  Interacionismo Sociodiscursivo  - ISD (BRONCKART,1999/2003/2007), que investiga o ser humano tendo como foco central a linguagem. Entendemos que as representações  construídas na linguagem têm um papel muito importante no desenvolvimento do agir humano e, portanto, é a partir deste construto teórico, que fizemos primeiramente o levantamento do contexto sócio-histórico mais amplo bem como os participantes da pesquisa,  seguido pela análise do nível organizacional dos projetos e,  finalmente, uma análise dos tipos de verbos e protagonistas.  De todas as partes analisadas, a metodologia é a que se apresenta de forma mais desorganizada e sem objetivos claros para se atingir um fim. Podemos inferir que há uma lacuna e uma falta de apropriação das metodologias de ensino de língua inglesa. Concluímos que, em função da falta de clareza da dos objetivos propostos na maior parte dos projetos de ensino analisados, os futuros professores podem até possuir intenções, mas há nitidamente a falta de motivos e capacidades no desenvolvimento de sua função docente.


Palavras-chave


Formação de professores; Interacionaismo Sociodiscursivo (ISD); Projetos de ensino de LI.

Texto completo:

PDF

Referências


AMIGUES, R. Trabalho do professor e trabalho de ensino. In: MACHADO, Anna Rachel (org.) O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva, Londrina: EDUEL, 2004. p.5-54.

BRONCKART, J. P. Atividade de linguagem, textos e discursos: Por um interacionismo sociodiscursivo. Trad. Machado, A. R.; Cunha, P. São Paulo: EDUC, 2ª ed., 2007.

______. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Machado, A.R.;

Matêncio, M. L. M (Orgs. e trad.). Campinas/SP: Mercado de Letras, 2006.

______. O agir nos discursos: das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores. Trad. Machado, A. R.; Matêncio, M. L. M. M. Campinas/SP: Mercado de Letras, 2008.

_____; MACHADO, A.R. Procedimentos de análise de textos sobre o trabalho educacional. In: Machado, A.R. (org.) O ensino como trabalho – uma abordagem discursiva. Londrina: EDUEL, 2004. p.131-163.

BORBA, Francisco da Silva. Dicionário gramatical de verbos do português contemporâneo do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1990.

BUENO, L. A construção de representações sobre o trabalho docente: o papel do estágio. Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2007.

CLOT, Y. A função psicológica do trabalho. (Trad.) Sobral, A. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999/2006.

LOPES, M.A.P.T. Relatórios de estágio: opacidade e vaguidão na análise do agir do professor. In: Guimarães, A.M.M.; MACHADO, A.R.; COUTINHO, A. (orgs.) O Interacionismo Sociodiscursivo: Questões Epistemológicas e Metodológicas. Campinas: Mercado de Letras, 2008.

LOUSADA, E.G.; ABREU-TARDELLI, L.S.; MAZZILO, T. O trabalho do professor: revelações possíveis pela análise do agir representado nos textos. In: Guimarães, A.M.M.; MACHADO, A.R. E COUTINHO, A. (orgs.) O Interacionismo Sociodiscursivo: Questões Epistemológicas e Metodológicas. Campinas: Mercado de Letras, 2008.

MACHADO, A. R.; BRONCKART, J. P. Representações sobre o Trabalho do Professor: a perspectiva do Grupo ALTER-LAEL. In: CRISTOVÃO, V.L.L.; LOUSADA, E.G. (Org.). Linguagem e educação: o ensino e a aprendizagem de gêneros textuais. São Paulo: Mercado de Letras, 2009.

_____; CRISTOVÃO, V. L. L. Representações sobre o professor e seu trabalho em proposta institucional brasileira para a formação docente. Congresso Internacional Educação e Trabalho: representações sociais, competências e trajectórias profissionais. In: Anais .... Aveiro, Portugal, 2005. v.1, p.1-14

SZUNDY, P.T.C. & CRISTOVÃO, V.L.L. Projetos de formação pré-serviço do professor de língua inglesa: seqüências didáticas como instrumento no ensino-aprendizagem. Rev. Brasileira de Lingüística Aplicada, v. 8, n. 1, 2008, p.115-137.

WOODS, Devon. Processes in ESL Teaching: a study of the role of planning and interpretive processes in the practice of teaching English as a second language. Carleton Papers in Applied Studies. Ottawa, Canada: Occasional papers 3, 1993


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Revista Clarabóia está cadastrada nos diretórios e indexada nas bases que seguem:

DOAJ  Latindex IBICT  DIADORIM  ERIHPLUS Redib MIAR WorldCat CiteFactor MLA

Licença Creative Commons
Revista Claraboia está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://uenp.edu.br/claraboia