O caso da vara, um conto permeado pelo “servil” e “ser vil”

Alice Silva de Almeida, Diego Viana Borges

Resumo


O presente trabalho permite, por intermédio do estudo do conto “O caso da vara” colocar a história oitocentista brasileira para interagir com a literatura própria do autor Machado de Assis. Assim, pretende-se analisar o conto de modo a fazer caracterizações e considerações em relação ao gênero literário, ao contexto sócio-histórico que lhe permeia, ao autor da obra, bem como destacar traços do estilo realista que possam colaborar para a interpretação e compreensão do conto como conteúdo artístico significativo.

Além disso, este trabalho também tem o intuito de propor, a partir da leitura e análise do conto “O caso da vara”, um plano de atividade para ser trabalhado no contexto de sala de aula. Com isso, levar-se-à em consideração que a proposta será elaborada por dois alunos em formação docente inicial, bem como será considerado que o trabalho mediado terá lugar em uma suposta turma do segundo ano do Ensino Médio, em uma escola da rede pública de ensino da cidade de Rio Grande/RS.


Palavras-chave


Formação docente; Ensino da leitura

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Referências


Obra analisada

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