Leitura e literatura: buscando novos caminhos

Cibele Hechel Colares da Costa, Mairim Linck Piva

Resumo


Este artigo considera estudos acerca da leitura como os desenvolvidos por Aguiar e Bordini (1993) e Lajolo e Zilberman (1996; 2001; 2009), e retoma análises acerca do papel da literatura na formação dos sujeitos sociais, como apontado por Candido (2004), para analisar a relevância de cursos de extensão universitários na formação de leitores. Apresenta-se a prática de cursos de extensão na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), vinculados ao Instituto de Letras e Artes, que auxilia e amplia a qualificação dos sujeitos docentes (em formação ou já atuantes) bem como avalia o papel estimulador desses cursos na formação de leitores e mediadores de leitura.


Palavras-chave


Literatura. Leitura. Formação de leitores

Texto completo:

PDF

Referências


AGUIAR, Vera Teixeira de; BORDINI, Maria da Glória. Literatura: a formação do leitor: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.

CANDIDO, Antonio. Vários escritos. São Paulo/Rio de Janeiro: Duas cidades/ Ouro sobre Azul, 2004.

CHARTIER, Roger (orgs.). Práticas da leitura. Tradução de Cristiane Nascimento. São Paulo: Estação Liberdade, 2001.

LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. A formação da leitura no Brasil. São Paulo: Ática, 1996.

LAJLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Das tábuas da lei à tela do computador: a leitura em seus discursos. São Paulo: Ática, 2009.

LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. O preço da leitura: leis e números por detrás das letras. São Paulo: Ática, 2001.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Revista Clarabóia está cadastrada nos diretórios e indexada nas bases que seguem:

DOAJ  Latindex IBICT  DIADORIM  ERIHPLUS Redib MIAR WorldCat CiteFactor MLA

Licença Creative Commons
Revista Claraboia está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://uenp.edu.br/claraboia