Prática exploratória e a criação de um ambiente agradável para o ensino de língua inglesa

Diego Fernandes Nunes

Resumo


Apresento, aqui, considerações da pesquisa que desenvolvi no projeto Sobre professor e pesquisador: o papel do afeto na mão dupla das narrativas de experiências docentes. Assim, exponho minhas reflexões acerca da influência que o afeto parece exercer no processo de aquisição de língua inglesa, bem como as relações que são estabelecidas nesse processo entre professor e alunos e o contexto de ensino-aprendizagem no qual tais participantes se encontram. Baseando-me nos princípios da Prática Exploratória (MILLER et al., 2008; ALLWRIGHT e HANKS, 2009, inter alia), a busca por entendimentos sobre a influência do afeto no processo de ensino-aprendizagem de inglês é conduzida de forma inclusiva, envolvendo todos os praticantes. Para articular-se à base teórica já mencionada, utilizo construtos vindos do estudo de narrativas (BASTOS, 2005) geradas em ‘conversas exploratórias’ (MILLER, 2001; MORAES BEZERRA, 2007) por licenciandos em Letras (Português/Inglês) de uma universidade pública no estado do Rio de Janeiro. Nessas conversas exploratórias eu e meus colegas expomos nossas crenças, expectativas (BARCELOS, 2006) e emoções vividas no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa no momento em que buscávamos entender o puzzle “Por que eu fico nervoso quando tenho que falar em inglês?”.

Palavras-chave


Prática-Exploratória; Afeto; Aquisição de segunda língua

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