A perspectiva do inglês como língua franca e suas implicações pedagógicas

Autores

  • Fernanda de Cássia Miranda Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP
  • Giancarlo Moreira Rodrigues UENP

Palavras-chave:

Inglês como Língua Franca. Implicações pedagógicas. Livros didáticos. Sensibilização intercultural. Análises e propostas.

Resumo

Resumo: As manifestações da língua inglesa na contemporaneidade têm 

As manifestações da língua inglesa na contemporaneidade têm chamado a atenção de estudiosos da Linguística Aplicada tanto no exterior (SEIDHOLFER, 2004, 2005, 2011; JENKINS 2007, 2009, COGO e DEWEY, 2012), quanto no Brasil (BORDINI, GIMENEZ, 2014, GIMENEZ et al, 2015), por abranger situações em diversos contextos comunicativos, por meio de interações ocorridas majoritariamente entre falantes não nativos/bilíngues de diferentes línguas maternas e de bagagens culturais diversas. Tal fenômeno vem sendo chamado de Inglês como Língua Franca (ILF), e convém discutir como essa perspectiva poderia ser direcionada aos materiais didáticos de língua inglesa. Algumas propostas de estudiosos na área (SIQUEIRA, 2012, TOMLINSON e MASUARA, 2013, TAKAHASHI, 2014) sugerem a sensibilização intercultural e o (re)conhecimento de outros usos e variedades da língua inglesa, por exemplo, direcionando o ensino de língua inglesa para a perspectiva do ILF, promovendo uma descentralização das variedades linguísticas de prestígio (norte-americana e britânica) e da cultura do falante nativo dos países do Círculo Interno.

Biografia do Autor

Fernanda de Cássia Miranda, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Possui graduação em Letras/Inglês e especialização em Língua Inglesa pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Jacarezinho (antiga FAFIJA). Atua como Professora de Língua Inglesa e de Prática de Ensino de Língua Inglesa e Estágio Supervisionado na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus de Jacarezinho, do Centro de Letras, Comunicação e Artes. É membro da Comissão Executiva e do Conselho de Centro. Participa do Grupo de Pesquisa" Ensino-Aprendizagem de Língua Estrangeira Moderna e Formação de Professores" e coordena o Projeto de Pesquisa "Análise de materiais didáticos na perspectiva do Inglês como Língua Franca", vinculado ao presente Grupo de Pesquisa. Integra os projetos de ensino "PIBID-UENP/CJ - Subprojeto em Licenciatura em Letras Inglês" e "L@pis - Laboratório de Aplicação Pedagógico-Interdisciplinar".

Giancarlo Moreira Rodrigues, UENP

graduando em Letras

Downloads

Publicado

2015-09-16

Edição

Seção

Artigos