Um estudo sobre a variação linguística em língua inglesa

Cinthia Maria da Fontoura Messias

Resumo


Uma das características mais importantes das línguas humanas e mais relevantes em relação ao ensino da língua materna é a diversidade linguística. Os estudos sociolinguísticos oferecem valiosa contribuição no sentido de derrubar preconceitos linguísticos e de relativizar a noção de erro, principalmente na escola. É importante conhecer a imensa variedade linguística deste idioma, uma vez que existem também outras, mas não menos importantes, como o inglês australiano, o inglês canadense, o inglês sul-africano, dentre outros citados brevemente neste trabalho. Assim, este artigo objetiva discutir as variantes da língua inglesa sob a perspectiva da Sociolinguística.


Palavras-chave


Inglês. Variação linguística. Sociolinguística

Texto completo:

PDF

Referências


ALKMIM, T. Sociolinguística: parte 1. In: FRANCESCON, P., et all. Variação linguística no ensino de língua inglesa. Revista Entrelinhas, vol. 7, n° 2, jul/dez 2013.

BAGNO, M. Língua moderna: letramento, variação & ensino. São Paulo: Parábola, 2001.

______. Português brasileiro? Um convite à pesquisa. São Paulo: Parábola, 2002.

BHATIA, T. The Handbook of Bilingualism and Multilingualism. 2ª ed. John Wiley Professional Editora, 2001.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: Ministério da Educação, 1998.

BURGESS, A. A Literatura Inglesa. 2ª ed. São Paulo: Ática, 1999.

CÂMARA JR, Joaquim Mattoso. Dicionário de Linguística e Gramática. 27ª ed., Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

KALVA, J. Inglês como língua franca e a concepção de identidade nacional por parte do professor de inglês: uma questão de formação. Fórum Linguístico, Florianópolis, v. 8, n. 9, pag. 163, jul/dez-2011.

MONTEIRO, J. Para compreender Labov. 3ª ed., Petrópolis: Vozes, 2008.

SALOMÃO, A. Variação e mudança sociolinguística: panorama e perspectivas da sociolinguística variacionista no Brasil. Florianópolis: Fórum Linguístico, v. 8, n° 2, jul/dez 2011, pag. 187-207.

SCHUMACHER, C, et all. Guia de pronúncia do inglês para brasileiros: soluções práticas para falar com clareza. 11ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2002.

SILVA, M, SMITH, M. As muitas faces das palavras na língua inglesa: variação linguística diacrônica e diatópica. Blumenau: Linguagens – Revista de Letras, Artes e Comunicação, v. 6, n. 2, mai/ago-2012, pag. 186.

STEINBERG, M. Inglês Americano x Inglês Britânico: palavras diferentes para o mesmo sentido, sentidos diferentes para a mesma palavra. São Paulo: Disal, 2003.

TRAVAGLIA, L. Gramática e interação: uma proposta para o ensino da gramática no 1º e 2º grau.1ª Edição. São Paulo: Cortez, 2002.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Revista Clarabóia está cadastrada nos diretórios e indexada nas bases que seguem:

DOAJ  Latindex IBICT  DIADORIM  ERIHPLUS Redib MIAR WorldCat CiteFactor MLA

Licença Creative Commons
Revista Claraboia está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://uenp.edu.br/claraboia