O bom resumo em situação de vestibular

Cíntia Bicudo, Cláudia Valéria Doná Hila

Resumo


Os professores do Ensino Médio, da região noroeste do Paraná, trabalham os gêneros discursivos com base no programa da prova de redação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Desde 2008, quando a prova passou a privilegiar os gêneros discursivos, observamos que o Resumo Escolar foi o mais solicitado pela instituição. Por isso, esta pesquisa, resultante de um Projeto de Iniciação Científica (PIC) e de ações desenvolvidas no Projeto de Iniciação à Docência (PIBID), tem como objetivo definir as características do bom resumo em situação do vestibular. O corpus da análise é constituído por cinquenta resumos produzidos pelos candidatos no vestibular de inverno 2014 da UEM. Trata-se de uma análise qualitativa e quantitativa desenvolvida a partir de pressupostos teóricos da Análise Dialógica do Discurso (BAKHTIN,1997, 2003). Os resultados evidenciam que os resumos que apresentam cópias conseguem ser mais fiéis, concisos e obedecem melhor à progressão do texto-fonte.


Palavras-chave


Gêneros; Resumo escolar; Produção textual.

Texto completo:

PDF

Referências


BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução de Maria Ermantina G. G. Pereira.2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BAKHTIN,Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira.13 ed. São Paulo: Hucitec, 2003.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN):Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: . Acesso em: 18 abr. 2015.

BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discurso: por um interacionismosócio-discursivo. São Paulo: EDUC, 2003.

FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto:leitura e redação. 17. ed. São Paulo: Ática, 2010.

GONÇALVES, Adair Vieira. Gêneros textuais na escola: da compreensão à produção. Dourados: Ed. UFGD, 2011.

HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Sales. Minidicionário Houaiss da língua portuguesa. 4. ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010.

HILA, Cláudia Valéria Doná. As representações do contexto de produção da redação do vestibular. Anais... 4º SIGET – Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais.Tubarão, SC, 2005: p,837-857

LOPES-ROSSI, Maria Aparecida Garcia et al (Org.). Gêneros discursivos no ensino de leitura e produção de textos.Taubaté: Cabral Editora e Livraria Universitária, 2002.

MACHADO, Anna. Raquel. Um instrumento de avaliação de material didático com base nas capacidades de linguagem a serem desenvolvidas no aprendizado de produção textual. Intercâmbio. São Paulo, v. x, p. 137-147, 2001.

MACHADO, Anna Rachel; LOUSADA, Eliane; ABREU-TARDELLI, Lília Santos. O Resumo Escolar: Uma Proposta de Ensino do Gênero. Signum: Estudos da Linguagem,Londrina, v. 1, n. 8, p.89-101, jun. 2005. Semestral.

MEDEIROS, João Bosco. Redação Científica: a prática de fichamento, resumos, resenhas. 7. ed. São Paulo:Atlas, 2012.

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Os gêneros escolares: das práticas de linguagem aos objetos de ensino. Revista Brasileira de Educação: ANPED, Rio de Janeiro, n. 11, p. 5-16, 1999.

SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola.Tradução de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro.2. ed. Campinas: Mercado de Letras, 2010.

SERAFINI, Maria Teresa. Como escrever textos.Tradução de Maria Augusta Bastos de Mattos.12. ed. São Paulo: Globo, 2004.

TELES, Maria Edleuza da Silveira. Um estudo do resumo acadêmico em curso de graduação. 2007. 91 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Língua Portuguesa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: . Acesso em: 10 fev. 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Revista Clarabóia está cadastrada nos diretórios e indexada nas bases que seguem:

DOAJ  Latindex IBICT  DIADORIM  ERIHPLUS Redib MIAR WorldCat CiteFactor MLA

Licença Creative Commons
Revista Claraboia está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://uenp.edu.br/claraboia