Proposta para desenvolver a leitura e a produção textual por meio do gênero anúncio publicitário e de multiletramentos no ensino fundamental

Madalena Benazzi Meotti, Greice da Silva Castela

Resumo


As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) estão presentes no cotidiano das pessoas em inúmeras atividades, e a escola, como uma das agências de letramento, não pode ignorar os recursos tecnológicos, pelo contrário, necessita incorporá-los nas aulas. Nesse artigo, enfocamos o uso de uma Sequência Didática com o gênero discursivo Anúncio Publicitário a fim de contribuir para o desenvolvimento da leitura e da produção textual em uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental da rede pública de ensino no município de Toledo/Pr. Para a realização das atividades propostas os alunos necessitam criar anúncios publicitários para estimular a leitura de livros disponíveis na biblioteca da escola e utilizar recursos tecnológicos como, por exemplo, a gravação de vídeos, a utilização de câmera do celular para tirar fotos das obras, a postagem das produções no blog da escola, o uso da Internet para busca imagens e visualização de exemplos do gênero disponíveis na rede, o emprego do word para digitar textos e a confecção de folhetos digitais. Utilizamos como embasamento teórico autores como Rojo (2012), Braga (2013), Chartier (1999), Dolz e Schnewly (2004), Bakhtin (1988, 2003), Soares (2000), Marcuschi (2005), Xavier (2009), entre outros. A proposta, aplicada no primeiro semestre de 2015, contribuiu para o letramento digital dos alunos e para o desenvolvimento da leitura e da produção textual deles.


Palavras-chave


TICs. Multiletramento. Gênero discursive. Sequência didática.

Texto completo:

PDF

Referências


AMOP: Associação dos Municípios do Oeste do Paraná. Sequência Didática: uma proposta para o ensino da Língua Portuguesa nas séries iniciais. [Org: Terezinha da Conceição Costa-Hübes]. Cascavel:Assoeste, 2007. [Caderno Pedagógico 01].

BAKHTIN, Mikhail e VOLOCHINOV, V.N. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 1988.

_______, Mikhail. Estética da Criação Verbal. 4.ed.SP: Martins Fontes, 2003.

CASTELA, Greice da Silva. A Leitura e a Didatização do (hiper)texto Eletrônico no Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE). Rio de Janeiro, UFRJ, 2009.

COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição. O processo de formação continuada dos professores do Oeste do Paraná: um resgate histórico-reflexivo da formação da língua portuguesa. Londrina, PR: UEL, 2008.

COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário dos gêneros Textuais.3.ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michele; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências Didáticas para o oral e escrita: apresentação de um procedimento. In: DOLZ, Joaquim; SCHNEWULY, Bernard. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2004. P.81-108

________, Joaquim; SCHNEWULY, Bernard. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2004.

KLEIMAN, Ângela B. Os Significados do Letramento. Campinas, SP: Mercado das letras, 2006.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção Textual e Ensino: análise de gêneros e compreensão. SP: Parábola, 2008.

__________ . Gêneros textuais emergentes da tecnologia digital. RJ: Lucerna, 2005.

ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos escola e inclusão social. SP: Parábola, 2009.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

STREET, Brian V. Literacy in theory and practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.

SWIDERSKI, R. M. S.; COSTA-HÜBES, T.C. Abordagem Sociointeracionista & Sequência Didática: Relato de Experiência. Línguas & Letras. UNIOESTE, V.10, nº 18. 2009.

XAVIER, A.C. A era do Hipertexto: Linguagem e Tecnologia. Editora UFPE, 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Revista Clarabóia está cadastrada nos diretórios e indexada nas bases que seguem:

DOAJ  Latindex IBICT  DIADORIM  ERIHPLUS Redib MIAR WorldCat CiteFactor MLA

Licença Creative Commons
Revista Claraboia está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://uenp.edu.br/claraboia