A voz do narrador no romance polifônico de Dostoiévski

Cláudia Tavares Alves

Resumo


Bakhtin, quando se dedicou a estudar a produção literária de Dostoiévski, observou que o escritor russo fora o grande responsável por criar o que o crítico chama de romance polifônico moderno. A partir da conceitualização dessa ideia de polifonia, apresenta-se uma análise que defende que a construção dos personagens dostoievskianos é excepcional para a história da literatura moderna por propor personalidades e vozes próprias a cada sujeito da narrativa. A teoria de Bakhtin consiste em defender que não é mais a voz do autor que determina o andamento dos acontecimentos narrativos, mas sim as vozes dos personagens, que deixam de ser passivos à narração e passam a ser sujeitos de suas próprias atitudes. Seguindo tal ideia, a intenção do presente artigo é mostrar como, a partir do conceito do romance polifônico de Bakhtin, a voz do narrador do romance O Idiota, de Dostoiévski, ganha espaço na narrativa. O principal objetivo é analisar como, nesse romance, a voz do narrador se coloca em relação às vozes já identificáveis dos outros personagens e do autor, e em que medida é possível dizer que sua voz equivale a outras vozes que compõem a história, podendo ele mesmo ser considerado um personagem.  


Palavras-chave


Literatura; Dostoiévski; Romance polifônico

Texto completo:

PDF

Referências


BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoiévski. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010 [1929-1963].

BAKHTIN, M. Questões de literatura e estética. São Paulo: HUCITEC, 1990 [1934-1935].

BEZERRA, Paulo. “Uma obra à prova do tempo”, em Problemas da poética de Dostoiévski. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

DOSTOIÉVSKI, F. O Idiota. São Paulo: Editora 34, 2002 [1869].


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Revista Clarabóia está cadastrada nos diretórios e indexada nas bases que seguem:

DOAJ  Latindex IBICT  DIADORIM  ERIHPLUS Redib MIAR WorldCat CiteFactor MLA

Licença Creative Commons
Revista Claraboia está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://uenp.edu.br/claraboia