Percepções de professores sobre o ensino de língua inglesa como língua franca em Sertanópolis
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BARBOSA, S. C. T. Identidade profissional de professores e desafios contemporâneos no ensino de inglês em cursos de idiomas. Salvador: Il, 2006. 132 p.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Persona, 1977.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC, 1998.
CRYSTAL, D. English as a Global Language. Cambridge: CUP, 2003.
CRYSTAL, D. English: The global language . London: UK: The US English Foundation, 1996.
CORADIM, J. N. Leitura Crítica e Letramento Crítico: Idealizações, desejos ou (im)possibilidades? 2008, 122 fls. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem). Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2008.
EL KADRI, M. S. Atitudes sobre o estatuto do inglês como língua franca em um curso de formação inicial de professores. 2010. 152 fls. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2010.
GIMENEZ, T. EST and ELT: teaching a world language. ELT Journal, Oxford University Press, v.55, n.1, July 2001.
GRADDOL, D. English Next: Why global English may mean the end of English as a foreign language, 2006. Avalilable at: ,www.britishcouncil.org/learning-research>. Retrieved: 2 Jul. 2010.
GIMENEZ, T.; CALVO, L. C. S.; EL KADRI, M. S. Inglês como Lingua Franca: ensino- aprendizagem e formação de professores. Campinas, SP. Pontes Editores, 2001.
JENKINS, J. The Phonology of English as an International Language. OUP, 2000._________ Current Perspectives on teaching World Englishes and English as Lingua Franca. TESOL Quartely, v. 40, n.1, p. 157-181, 2006.
KACHURU, B. B. Standards, codification and sociolinguistic realism: the English language in the outer circle. In: QUIRK, R; WIDDOWSON, H. (Org.) English in the world: teaching and learning literatures. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 1985. p. 11-30.
______. The Alchemy of English: the spread, models and function of non-native English. Oxford, UK: Pergamon Press, 1990.
______. Teaching World Englishes. In: KACHURU, B. B. ( Ed). The other tongue: English across cultures . Urbana / Chicago: University Press of Illinois , 1992. P. 355-365.
KALVA, J. M. Identidade Nacional e Lingua Franca: negociações no processo de ensino e aprendizagem. Ponta Grossa, 2012
KALVA, M. Julia; FERREIRA, J. A. Ensino de inglês como língua franca e a identidade nacional: refletindo sobre a formação de professores. TRAVESSIA ED. XI. Ponta Grossa, 2012.
OLIVEIRA, G. V.; LAGO, A, N. O renaform enquanto locus de formação de professores de língua inglesa – um estudo de caso. Campinas, n(54.1): 183-205, jan./jun. 2015.
PEDERSON, M. English as a língua franca, World Englishes and cultural awareness in the classroom: a North American perspective. In: GIMENEZ, T.; CALVO, L. C. S.; EL KADRI, M. S. (orgs). Inglês como língua franca: ensino-aprendizagem e formação de professores. Campinas, SP: Pontes, 2011.
SANTOS, J. inglês: uma língua de prestígio e fracasso. 2011. 17f. Monografia (para obtenção do título de especialista) – Universidade Federal de Sergipe. São Cristovão, 2011.
SIQUEIRA, D. S. P. Inglês como lingua franca: o desafio de ensinar um idioma desterritorializado. InL: GIMENEZ, T.; CALVO, L. C. S.; EL KADRI, M. S. Inglês como Lingua Franca: ensino- aprendizagem e formação de professores. Campinas, SP. Pontes Editores, 2001 p. 87-115.
REIS, S. Da percepção ao pensamento crítico: análises multimodais em leituras resistentes do cotidiano. Campinas: Pontes, 2015.
______. Learning to Teach Reading in English as a Foreign Language: an interpretative study of teacher’s cognition and action. 2005, 268fls.Tese (Doutorado em Ciências Sociais. Radboud University Nijmegen, Nijmegen, 2005.
RAJAGAPOLAN, K. The concept of ‘World English’ and its implications for ELT. ELT Journal, Oxford University Press, v.58, p.111-117, April 2004.
RUBDY, R.; SARACENI, M. (Ed.) English in the world: Global Rules, Global Roles. London/ New York: Continuum, 2006.
SENEFONTE, F. H. R. Puro x Impuro / Sagrado x Profano: Percepções de Professores sobre Gírias nas Aulas de Inglês. 2014. 171 fls. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2014.
VIÉGAS, M. R. Inglês como língua internacional e o papel do falante nativo nos cursos de Idiomas em Porto alegre. 2012. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso ( para a obtenção do grau de Licenciatura em Letras). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
WASCHAUER, M. The changing global economy and the future of English teaching. TESOL Quartely, v.34, n.3, p. 511-535, Autumn, 2000.
Apontamentos
- Não há apontamentos.

A Revista Clarabóia está cadastrada nos diretórios e indexada nas bases que seguem:
Revista Claraboia está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://uenp.edu.br/claraboia