Percepções de professores sobre o ensino de língua inglesa como língua franca em Sertanópolis

Diego Balzanello, Fábio Henrique Rosa Senefonte

Resumo


Levando em consideração a representatividade que a língua inglesa (LI) ocupa no cenário global, bem como sua posição enquanto Lingua Franca (LF), a presente pesquisa objetivou investigar as percepções de professores sobre o ensino de LI como LF além de conhecer os argumentos de professores sobre tal temática nos níveis de Ensino Fundamental e Médio no município de Sertanópolis.  Nesse viés, a literatura que dá suporte a este estudo inclui: Crystal (2003,1996), Gimenez (2000), Jenkins (2000, 2007), Rajagapolan (2004), Reis (2015), Warschauer (2000) e outros. Esta é uma pesquisa qualitativa e os instrumentos de geração de dados foram um questionário com perguntas abertas, bem como uma entrevista semiestruturada, gravada em áudio. Os resultados da pesquisa demonstraram que há uma lacuna no que concerne ao conhecimento e ensino de LF levando em consideração sua definição e relevância nos dias de hoje. Sendo assim, há muito que ser investigado para o enriquecimento da literatura na área.

Palavras-chave


Inglês como língua franca; Percepção de professores; Rede pública de ensino.

Texto completo:

PDF

Referências


BARBOSA, S. C. T. Identidade profissional de professores e desafios contemporâneos no ensino de inglês em cursos de idiomas. Salvador: Il, 2006. 132 p.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Persona, 1977.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC, 1998.

CRYSTAL, D. English as a Global Language. Cambridge: CUP, 2003.

CRYSTAL, D. English: The global language . London: UK: The US English Foundation, 1996.

CORADIM, J. N. Leitura Crítica e Letramento Crítico: Idealizações, desejos ou (im)possibilidades? 2008, 122 fls. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem). Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2008.

EL KADRI, M. S. Atitudes sobre o estatuto do inglês como língua franca em um curso de formação inicial de professores. 2010. 152 fls. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2010.

GIMENEZ, T. EST and ELT: teaching a world language. ELT Journal, Oxford University Press, v.55, n.1, July 2001.

GRADDOL, D. English Next: Why global English may mean the end of English as a foreign language, 2006. Avalilable at: ,www.britishcouncil.org/learning-research>. Retrieved: 2 Jul. 2010.

GIMENEZ, T.; CALVO, L. C. S.; EL KADRI, M. S. Inglês como Lingua Franca: ensino- aprendizagem e formação de professores. Campinas, SP. Pontes Editores, 2001.

JENKINS, J. The Phonology of English as an International Language. OUP, 2000._________ Current Perspectives on teaching World Englishes and English as Lingua Franca. TESOL Quartely, v. 40, n.1, p. 157-181, 2006.

KACHURU, B. B. Standards, codification and sociolinguistic realism: the English language in the outer circle. In: QUIRK, R; WIDDOWSON, H. (Org.) English in the world: teaching and learning literatures. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 1985. p. 11-30.

______. The Alchemy of English: the spread, models and function of non-native English. Oxford, UK: Pergamon Press, 1990.

______. Teaching World Englishes. In: KACHURU, B. B. ( Ed). The other tongue: English across cultures . Urbana / Chicago: University Press of Illinois , 1992. P. 355-365.

KALVA, J. M. Identidade Nacional e Lingua Franca: negociações no processo de ensino e aprendizagem. Ponta Grossa, 2012

KALVA, M. Julia; FERREIRA, J. A. Ensino de inglês como língua franca e a identidade nacional: refletindo sobre a formação de professores. TRAVESSIA ED. XI. Ponta Grossa, 2012.

OLIVEIRA, G. V.; LAGO, A, N. O renaform enquanto locus de formação de professores de língua inglesa – um estudo de caso. Campinas, n(54.1): 183-205, jan./jun. 2015.

PEDERSON, M. English as a língua franca, World Englishes and cultural awareness in the classroom: a North American perspective. In: GIMENEZ, T.; CALVO, L. C. S.; EL KADRI, M. S. (orgs). Inglês como língua franca: ensino-aprendizagem e formação de professores. Campinas, SP: Pontes, 2011.

SANTOS, J. inglês: uma língua de prestígio e fracasso. 2011. 17f. Monografia (para obtenção do título de especialista) – Universidade Federal de Sergipe. São Cristovão, 2011.

SIQUEIRA, D. S. P. Inglês como lingua franca: o desafio de ensinar um idioma desterritorializado. InL: GIMENEZ, T.; CALVO, L. C. S.; EL KADRI, M. S. Inglês como Lingua Franca: ensino- aprendizagem e formação de professores. Campinas, SP. Pontes Editores, 2001 p. 87-115.

REIS, S. Da percepção ao pensamento crítico: análises multimodais em leituras resistentes do cotidiano. Campinas: Pontes, 2015.

______. Learning to Teach Reading in English as a Foreign Language: an interpretative study of teacher’s cognition and action. 2005, 268fls.Tese (Doutorado em Ciências Sociais. Radboud University Nijmegen, Nijmegen, 2005.

RAJAGAPOLAN, K. The concept of ‘World English’ and its implications for ELT. ELT Journal, Oxford University Press, v.58, p.111-117, April 2004.

RUBDY, R.; SARACENI, M. (Ed.) English in the world: Global Rules, Global Roles. London/ New York: Continuum, 2006.

SENEFONTE, F. H. R. Puro x Impuro / Sagrado x Profano: Percepções de Professores sobre Gírias nas Aulas de Inglês. 2014. 171 fls. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2014.

VIÉGAS, M. R. Inglês como língua internacional e o papel do falante nativo nos cursos de Idiomas em Porto alegre. 2012. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso ( para a obtenção do grau de Licenciatura em Letras). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

WASCHAUER, M. The changing global economy and the future of English teaching. TESOL Quartely, v.34, n.3, p. 511-535, Autumn, 2000.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Revista Clarabóia está cadastrada nos diretórios e indexada nas bases que seguem:

DOAJ  Latindex IBICT  DIADORIM  ERIHPLUS Redib MIAR WorldCat CiteFactor MLA

Licença Creative Commons
Revista Claraboia está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://uenp.edu.br/claraboia