Ler por prazer na escola: contribuições da teoria bakhtiniana para o ensino de leitura do gênero tiras em quadrinhos

Juliane Ferreira Vieira

Resumo


Este estudo objetiva apresentar uma proposta discursiva de leitura do gênero tiras em quadrinho no que se refere à análise de aspectos do estilo. Para tanto, fundamenta-se na perspectiva da Linguística da Enunciação, adotando a concepção dialógica da linguagem de Mikhail Bakhtin. A leitura é concebida como um processo de trabalho de compreensão, de interpretação do texto, de produção de sentidos, em que, para isso, o leitor, por meio de sua finalidade de leitura, aciona seus conhecimentos de mundo, de autor, de linguagem (KOCH e ELIAS, 2006). Verificou-se ser o estudo do estilo fundamental para o ensino de leitura, uma vez que contribui para a interação entre autor, texto e leitor. Nesse processo, as tiras mostraram-se um gênero apto a ser lido nas aulas de Língua Portuguesa, por ter circulação social e solicitar dos leitores conhecimentos linguístico-discursivos para a construção dos sentidos. Desse modo, observou-se que a teoria bakhtiniana contribui para uma leitura mais efetiva, mais prazerosa dos textos que circulam em sala de aula.

Palavras-chave


Leitura; Gênero discursivo; Estilo; Tira em quadrinhos

Texto completo:

PDF

Referências


BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad. de Maria Ermantina Galvão Gomes Pereira; rev. da trad. Marina Appenzeller. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

______; VOLOSHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem. Trad. Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 9. ed. São Paulo: Hucitec, [1992] 2002.

______; VOLOSHINOV, V. N. Discurso na vida e discurso na arte. V. Trad. Carlos Alberto Faraco e Cristovão Tezza. (1926/1976).

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Terceiro e quarto ciclos de ensino fundamental: língua portuguesa/Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998.

FISCHER, S. R. História da leitura. Trad. Claudia Freire. São Paulo: ED. Unesp, 2006.

GARCEZ. L. H. C. A escrita e o outro: os modos de participação na construção do texto. Brasília: Ed. da UNB, 1998.

GERALDI, J. W. O texto na sala de aula: leitura e produção. 7 ed. Cascavel, ASSOESTE, 1984.

KLEIMAN, A. B. Texto e leitor – aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Pontes, 1989.

KOCH, I. V. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 2002.

______.; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.

MAINGUENEAU. D. Pragmática para o discurso literário. Trad. Marina Appenzeller. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

MENEGASSI, R. J. Avaliação de leitura: construção e ordenação de perguntas. In: Congresso de leitura do Brasil,17., 2009, Campinas. Anais do 17º COLE, Campinas, SP: ALB, 2009. Disponível em: http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais17/txtcompletos/sem04/COLE_777.pdf

MONTERANI. N. G.; MENEGASSI, R. J. O conteúdo temático no gênero discursivo tiras em quadrinhos. Acta Scientiarum. Language and Culture. V. 32, n. 2, p. 225-232. 2010.

MORAIS, J. A arte de ler. Trad. Álvaro Lorencini. São Paulo: Ed. da Unesp, 1996.

ORLANDI, E.P. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Petrópolis: Vozes, 2004.

______. Interpretação e autoria: leitura e efeitos do trabalho simbólico. Rio de Janeiro, RJ: Vozes, 1996.

PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Tradução de Eni P. Orlandi [et al.]. 3. ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1997.

PERINI, M. Gramática descritiva do português. 2ª ed. São Paulo: Ática, 1996.

RAMA, A.; VERGUEIRO, W.; BARBOSA, A.; RAMOS, P.; VILELA, T. Como usar as histórias em quadrinhos em sala de aula. São Paulo: Contexto, 2004.

RAMOS, P. Tira ou tirinha? Um gênero com nome relativamente instável. Estudos linguísticos, São Paulo, 42 (3): p. 1267-1277, set-dez 2013.

SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Tradução de Claudia Schilling. Porto Alegre: Ed. Artmed, 1998.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Revista Clarabóia está cadastrada nos diretórios e indexada nas bases que seguem:

DOAJ  Latindex IBICT  DIADORIM  ERIHPLUS Redib MIAR WorldCat CiteFactor MLA

Licença Creative Commons
Revista Claraboia está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://uenp.edu.br/claraboia