O uso do blog nas aulas de espanhol: experiência no Colégio Estadual André Seugling

Nerynei Meira Carneiro Bellini, Paulo Sérgio Aguera Alcova

Resumo


Este artigo apresenta resultados de pesquisa realizada no Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (CELEM) do Colégio Estadual André Seugling em Cornélio Procópio, estado do Paraná, com foco na implementação de produção didático-pedagógica do ensino da língua espanhola por meio do blog. Observou-se o desempenho dos alunos na socialização e reconstrução do conhecimento prévio em científico, de forma a gerar apropriação e mudanças dos significados na prática social. A aplicação da estratégia e ações de ensino levou ao desenvolvimento de diversas atividades práticas, por meio das quais os alunos analisaram criticamente um autêntico texto sobre a utilização pedagógica do blog. Constatou-se que o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), em sala de aula, gerou ações dinâmicas de pesquisas e traduções dos falsos amigos, leituras de diversos gêneros e suportes, como: artigo de opinião, histórias em quadrinhos, tiras, figuras, letras de músicas. Na sequência, os estudantes produziram tiras cujas falas dos personagens traziam falsos cognatos. O uso da rede social virtual resultou em socialização das atividades nos fóruns onde os alunos interagiram e trocaram opiniões.


Palavras-chave


Língua Espanhola. Ensino. Produção. Didático-pedagógica. Blog.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Revista Clarabóia está cadastrada nos diretórios e indexada nas bases que seguem:

DOAJ  Latindex IBICT  DIADORIM  ERIHPLUS Redib MIAR WorldCat CiteFactor MLA

Licença Creative Commons
Revista Claraboia está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://uenp.edu.br/claraboia