Ler por prazer na escola: contribuições da teoria bakhtiniana para o ensino de leitura do gênero tiras em quadrinhos
Palavras-chave:
Leitura, Gênero discursivo, Estilo, Tira em quadrinhosResumo
Este estudo objetiva apresentar uma proposta discursiva de leitura do gênero tiras em quadrinho no que se refere à análise de aspectos do estilo. Para tanto, fundamenta-se na perspectiva da Linguística da Enunciação, adotando a concepção dialógica da linguagem de Mikhail Bakhtin. A leitura é concebida como um processo de trabalho de compreensão, de interpretação do texto, de produção de sentidos, em que, para isso, o leitor, por meio de sua finalidade de leitura, aciona seus conhecimentos de mundo, de autor, de linguagem (KOCH e ELIAS, 2006). Verificou-se ser o estudo do estilo fundamental para o ensino de leitura, uma vez que contribui para a interação entre autor, texto e leitor. Nesse processo, as tiras mostraram-se um gênero apto a ser lido nas aulas de Língua Portuguesa, por ter circulação social e solicitar dos leitores conhecimentos linguístico-discursivos para a construção dos sentidos. Desse modo, observou-se que a teoria bakhtiniana contribui para uma leitura mais efetiva, mais prazerosa dos textos que circulam em sala de aula.Downloads
Publicado
2016-11-24
Edição
Seção
Artigos