O uso do blog nas aulas de espanhol: experiência no Colégio Estadual André Seugling

Autores

  • Nerynei Meira Carneiro Bellini Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Paulo Sérgio Aguera Alcova

Palavras-chave:

Língua Espanhola. Ensino. Produção. Didático-pedagógica. Blog.

Resumo

Este artigo apresenta resultados de pesquisa realizada no Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (CELEM) do Colégio Estadual André Seugling em Cornélio Procópio, estado do Paraná, com foco na implementação de produção didático-pedagógica do ensino da língua espanhola por meio do blog. Observou-se o desempenho dos alunos na socialização e reconstrução do conhecimento prévio em científico, de forma a gerar apropriação e mudanças dos significados na prática social. A aplicação da estratégia e ações de ensino levou ao desenvolvimento de diversas atividades práticas, por meio das quais os alunos analisaram criticamente um autêntico texto sobre a utilização pedagógica do blog. Constatou-se que o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), em sala de aula, gerou ações dinâmicas de pesquisas e traduções dos falsos amigos, leituras de diversos gêneros e suportes, como: artigo de opinião, histórias em quadrinhos, tiras, figuras, letras de músicas. Na sequência, os estudantes produziram tiras cujas falas dos personagens traziam falsos cognatos. O uso da rede social virtual resultou em socialização das atividades nos fóruns onde os alunos interagiram e trocaram opiniões.

Biografia do Autor

Nerynei Meira Carneiro Bellini, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Professora e pesquisadora do Centro de Letras, Comunicação e Artes da Universidade Estadual do Norte do Paraná no curso de Letras. Leciona, desenvolve e orienta pesquisas na grande área Linguagens e Artes.

 

Downloads

Publicado

2016-11-24

Edição

Seção

Artigos