As múltiplas faces do feminino na escritura de Luciene Carvalho

Edilson Floriano Souza Serra

Resumo


Este artigo realiza a leitura crítica de dois poemas da escritora mato-grossense Luciene Carvalho à luz dos estudos de gênero e literatura. A escritora oferece ao leitor um sujeito que problematiza o feminino ao colocar na ordem do dia determinados estereótipos. Nos poemas “Nós” e “Saias”, extraídos de Devaneios Poéticos e Caderno de Caligrafia, é elaborado um ecossistema que extrapola a lógica da identidade formulada a partir apenas de exterioridades para uma lógica de empoderamento, ou seja, da busca por uma identidade forjada a partir de um modo idiossincrático de perceber e se relacionar com o mundo.


Palavras-chave


Construção da identidade. Empoderamento. Persona feminina.

Texto completo:

PDF

Referências


BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. 3º ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

CARVALHO, Luciene. Caderno de caligrafia. Cuiabá: Cathedral Unicen Publicações, 2001.

CARVALHO, Luciene; MORENO, Juliano; NETO, Archimedes. IX FLAMPE: Devaneios poéticos. Cuiabá, Editora Universitária da UFMT, 1994.

DEL PRIORI. Mary. História das mulheres no Brasil (Org.). Carla Bassanezi (coord. De textos). 7. ed. São Paulo: Contexto, 2004.

DEL PRIORI. Mary. Magia e medicina na colônia: o corpo feminino. In:_______. História das mulheres no Brasil (Org.). Carla Bassanezi (coord. De textos). 7. ed. – São Paulo: Contexto, 2004.

PAGLIA, Camille. Personas sexuais: arte e decadência de Nefertite a Emily Dickinson. Trad. Marcos Santarrita. São Paulo: Companhia da Letras, 1992.

TELLES, Norma. Escritoras, escritas, escrituras. In: DEL PRIORI. Mary. História das mulheres no Brasil (Org.). Carla Bassanezi (coord. De textos). 7. ed. – São Paulo: Contexto, 2004.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Revista Clarabóia está cadastrada nos diretórios e indexada nas bases que seguem:

DOAJ  Latindex IBICT  DIADORIM  ERIHPLUS Redib MIAR WorldCat CiteFactor MLA

Licença Creative Commons
Revista Claraboia está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://uenp.edu.br/claraboia