Percepções de professores sobre o ensino de língua inglesa como língua franca em Sertanópolis

Autores

  • Diego Balzanello Uenp (Universidade Estadual do Norte do Paraná-Compus Cornélio Procópio)
  • Fábio Henrique Rosa Senefonte Uenp (Universidade Estadual do Norte do Paraná-Compus Cornélio Procópio)

Palavras-chave:

Inglês como língua franca, Percepção de professores, Rede pública de ensino.

Resumo

Levando em consideração a representatividade que a língua inglesa (LI) ocupa no cenário global, bem como sua posição enquanto Lingua Franca (LF), a presente pesquisa objetivou investigar as percepções de professores sobre o ensino de LI como LF além de conhecer os argumentos de professores sobre tal temática nos níveis de Ensino Fundamental e Médio no município de Sertanópolis.  Nesse viés, a literatura que dá suporte a este estudo inclui: Crystal (2003,1996), Gimenez (2000), Jenkins (2000, 2007), Rajagapolan (2004), Reis (2015), Warschauer (2000) e outros. Esta é uma pesquisa qualitativa e os instrumentos de geração de dados foram um questionário com perguntas abertas, bem como uma entrevista semiestruturada, gravada em áudio. Os resultados da pesquisa demonstraram que há uma lacuna no que concerne ao conhecimento e ensino de LF levando em consideração sua definição e relevância nos dias de hoje. Sendo assim, há muito que ser investigado para o enriquecimento da literatura na área.

Biografia do Autor

Diego Balzanello, Uenp (Universidade Estadual do Norte do Paraná-Compus Cornélio Procópio)

Graduando em Letras Português/Ingles pela Uenp (Universidade Estadual do Norte do Paraná-Compus Cornélio Procópio). Tem experiência no ensino de língua inglesa na Educacao Básica.

Fábio Henrique Rosa Senefonte, Uenp (Universidade Estadual do Norte do Paraná-Compus Cornélio Procópio)

Atualmente é aluno de doutorado em Estudos da Linguagem (língua estrangeira), pela UEL e professor assistente na área de Língua Inglesa na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP-CP). Também, obteve o título de mestre em Estudos da Linguagem (na linha de pesquisa ensino, aprendizagem e formação do professor de língua estrangeira) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) (2014). Possui o título de Especialista em Ensino de Língua Inglesa pela Universidade Estadual do Norte do Paraná- UENP (2011). Pela mesma Universidade, também é licenciado em Letras, com habilitações em língua portuguesa e língua inglesa com suas respectivas literaturas (2010). Tem experiência no ensino de língua inglesa para crianças (Ensino Fundamental I), atuando em escolas municipais de Cornélio Procópio-Pr (2009-2010). Também tem experiência nos segmentos de Ensino Médio e Superior (Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2011-2012), Institutos de Idiomas (2012) e Ensino Fundamental e Médio (Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina-2013). Foi bolsista Fulbright, atuando como professor assistente de língua portuguesa na Howard University (Washington DC-EUA) (2013-2014) e aluno de pós-graduação da mesma Universidade, cursando disciplinas nos departamentos de Comunicação, Ciências Sociais e Educação.

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Publicado

2016-11-24

Edição

Seção

Artigos