Fios narrativos: uma leitura sobre personagens que leem

Francieli Daiane Borges

Resumo


Esse estudo é sobre leitores, leitura, personagens leitoras. A pergunta que nos inquieta é como e o que lê uma personagem que representa uma espécie de consenso sobre quem seria um leitor culto. Nesse emaranhado de procedimentos para entender a ficção, é importante ter vistas à produção de sentidos possíveis em um processo de identificação/estranhamento com as referências, os valores e a reorganização de um universo simbólico e linguístico dos romances sobre os quais nos debruçamos, especificamente a partir de uma personagem específica da série Um Castelo no Pampa, de Luiz Antonio de Assis Brasil. Trata-se de um contraditório senhor do século, Olímpio, e outras personagens que o rodeiam e justificam. Nesse processo, nós, enquanto críticos, podemos ser amparadas pelo conceito de representações (CHARTIER, 2009), para articular categorias de análise que privilegiem as modalidades e procedimentos de leitura, os repertórios de leitura dessa personagem – vislumbrando que isso ofereça rico material para a reflexão acerca dos papeis sociais que configuram a sua criação.

Palavras-chave


Leitura. Leitores. Representações.

Texto completo:

PDF

Referências


ASSIS BRASIL, Luiz Antonio de. Os Senhores do Século. Porto Alegre: Editora Mercado Aberto, 1994.

_____. Pedra da Memória. Porto Alegre: Editora Mercado Aberto, 1994.

_____. Perversas Famílias. Porto Alegre: Editora Mercado Aberto, 1994.

BOURDIEU, Pierre. As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

CHARTIER, Roger. A força das representações: história e ficção. Chapecó: Argos, 2011.

_____. A história ou a leitura do tempo. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

FRAISSE, Emmanuel; POUPOUGNAC, Jean-Claude; POULAIN, Martine. Representações e imagens da leitura. São Paulo: Editora Ática, 1989.

PERES, Eliane. Templo de luz: os cursos noturnos masculinos de instrução primária na Biblioteca Pública Pelotense: 1875-1915. 1995. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: 1995.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Revista Clarabóia está cadastrada nos diretórios e indexada nas bases que seguem:

DOAJ  Latindex IBICT  DIADORIM  ERIHPLUS Redib MIAR WorldCat CiteFactor MLA

Licença Creative Commons
Revista Claraboia está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://uenp.edu.br/claraboia