CALENDÁRIO TÁTIL: UM PRODUTO EDUCACIONAL COM INFORMAÇÕES SOBRE A FAUNA AQUÁTICA AMAZÔNICA

Autores

  • Nágylla de Fatima da Silva Sena Instituto Federal do Pará – campus Abaetetuba.
  • João Elias Vidueira Ferreira Instituto Federal do Pará – Campus Tucuruí.
  • Maria Luciene de Oliveira Lucas Instituto Benjamin Constant.
  • Natanael Charles da Silva Instituto Federal do Pará – Campus Abaetetuba.
  • Aldenice de Nazaré Silva Pereira Instituto Federal do Pará – Campus Abaetetuba.

Resumo

Com a crescente demanda de alunos com deficiência visual nas escolas, faz-se necessário que novos produtos e recursos didáticos sejam pensados e elaborados para que a educação inclusiva passe a ser uma realidade e não mais uma meta ou sonho. Com isso, o objetivo deste trabalho é apresentar um produto educacional composto por um Calendário Tátil associado a representantes da fauna aquática amazônica como um recurso didático alternativo para o ensino multidisciplinar de pessoas com deficiência visual. Caracterizada como uma pesquisa qualitativa e descritiva, foram utilizados os Softwares Calendarr Brasil 2022 e Monet, para produção e formatação do material. A impressão em Braille ocorreu em uma impressora do tipo Index Everest-D V4. O produto consiste em um calendário do ano de 2022, onde cada mês foi representado em uma página A4 contendo: o nome do mês, sigla dos dias da semana, números dos dias do mês, fases da lua e uma imagem de um animal da fauna aquática amazônica associado. O produto pode ser utilizado tanto em sala de aula, em disciplinas como Biologia, Física e Matemática, quanto em ambientes comuns do espaço escolar (corredores, salas, biblioteca, etc.), disponibilizando acesso às informações e colaborando para a autonomia do estudante com deficiência visual.

Biografia do Autor

Nágylla de Fatima da Silva Sena, Instituto Federal do Pará – campus Abaetetuba.

Licenciada em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal do Pará (IFPA), Campus Abaetetuba.

João Elias Vidueira Ferreira, Instituto Federal do Pará – Campus Tucuruí.

Doutor em Química pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

Maria Luciene de Oliveira Lucas, Instituto Benjamin Constant.

Mestra em Educação (Educação Agrícola) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Natanael Charles da Silva, Instituto Federal do Pará – Campus Abaetetuba.

Mestre em Ensino de Biologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

Aldenice de Nazaré Silva Pereira, Instituto Federal do Pará – Campus Abaetetuba.

Doutora em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

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Publicado

2023-06-29

Edição

Seção

Produtos Educacionais