PROPOSTA E VALIDAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA ARTICULADO AOS SABERES POPULARES SOBRE CHÁS

Autores

  • Janiffer de Abreu Pereira Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus Palmas.
  • João Paulo Stadler Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus Palmas.
  • Edneia Durli Giusti Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus Palmas.
  • Sandra Inês Adams Angnes Gomes Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus Palmas.

Resumo

O tema plantas medicinais está presente no cotidiano do educando e por isso é interessante abordá-lo em sala de aula por meio da articulação dos conhecimentos prévios com o conteúdo científico. Considerando a multidisciplinaridade do tema, nota-se a possibilidade de discutir vários tópicos de Química Orgânica em diferentes áreas do ensino, com destaque às estruturas químicas dos princípios ativos com propriedades curativas, aos grupos funcionais, às diferentes técnicas de extração e suas relações com as classes químicas que se pretende obter e identificar, as reações envolvidas nos testes de identificação destas classes e à influência do pH em articulação com os processos comuns de preparação dos chás e seus efeitos no corpo. Nesta perspectiva, o objetivo do artigo é apresentar uma proposta e o processo de validação de um material didático elaborado com base na metodologia dos Três Momentos Pedagógicos. O recurso proposto está organizado em seis etapas, que envolvem o encadeamento a uma pesquisa histórico-cultural dos chás e sugestões de leituras complementares de apoio ao professor, atividades para levantar os conhecimentos prévios dos estudantes sobre o tema, o estudo teórico e laboratorial da composição química dos chás, a elaboração de exsicatas, com plantas dessecadas identificadas, e uma proposta para síntese coletiva com questões norteadoras. O material foi validado por especialistas, que indicaram sua pertinência e coerência, tanto metodológica quanto conceitual, e indicaram possibilidade de uso em suas aulas e/ou de indicação para demais professores. Espera-se que o recurso didático possa estimular abordagens problematizadores do ensino de Química e auxilie os docentes no ensino de funções orgânicas.

Biografia do Autor

Janiffer de Abreu Pereira, Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus Palmas.

Licenciada em Química pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus Palmas.

João Paulo Stadler, Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus Palmas.

Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Professor do Colegiado de Química do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus Palmas.

Edneia Durli Giusti, Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus Palmas.

Mestra em Química pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora do Colegiado de Química do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus Palmas.

Sandra Inês Adams Angnes Gomes, Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus Palmas.

Mestra em Química pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). Professora do Colegiado de Química do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus Palmas.

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Publicado

2023-06-29

Edição

Seção

Produtos Educacionais