FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DE CURRÍCULOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO MATO GROSSO DO SUL

Autores

  • Tatiane da Silva Alves
  • Adriana Fatima de Souza Miola

Resumo

Este estudo teve como objetivo identificar como as disciplinas que abordam as tecnologias digitais (TD) são organizadas nos currículos de licenciatura em matemática no Mato Grosso do Sul. Foram analisadas as ementas dos Projetos Pedagógicos Curriculares (PPC) de 10 cursos de Licenciatura em Matemática em instituições públicas do MS, utilizando uma abordagem qualitativa e a Análise de Conteúdo. A partir disso, foram constituídas duas categorias: "Tecnologias Digitais para o ensino de matemática" e "O ensino de matemática com o uso das Tecnologias Digitais", relacionadas à teoria TPACK. O estudo destacou a necessidade das Licenciaturas em Matemática formarem professores com conhecimentos associados ao desenvolvimento do processo de educação escolar básica. Esperamos com esse estudo contribuir para o debate sobre o currículo da formação inicial de professores, valorizando a construção do conhecimento científico e indo além do ensino puramente técnico.

Biografia do Autor

Tatiane da Silva Alves

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias (FACET) na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Adriana Fatima de Souza Miola

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) com Doutorado Sanduíche na Universidade de Lisboa. Docente do curso de Licenciatura em Matemática, professora permanente e vice coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Matemática da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias (FACET) na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Downloads

Publicado

2023-06-29

Edição

Seção

Produtos Educacionais