PRODUTOS EDUCACIONAIS: MANUAL INTERATIVO, SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS E RELATÓRIO TÉCNICO PARA IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIA ATIVA NA PRÁTICA DISCIPLINAR NA REDE BÁSICA DE ENSINO PÚBLICO

Autores

  • Kamila Melo de Almeida
  • Rosangela Maria de Almeida Fernandes Wyszomirska

Resumo

Os produtos educacionais possuem objetivo de potencializar a aprendizagem de um determinado conteúdo, servindo de apoio ao professor como um mediador de ensino e aprendizagem. O objetivo do estudo é apresentar os produtos educacionais desenvolvidos para auxiliarem na implementação da metodologia ativa Team Based Learning ou Aprendizagem Baseada em Equipe em disciplina de Saúde Alimentar na rede básica de ensino. Foram desenvolvidas duas sequências didáticas, um relatório técnico das práticas realizadas e um manual interativo. As Sequências Didáticas são consideradas como uma série ordenada e articulada de atividades que formam as unidades didáticas.  O relatório técnico pretendeu transmitir a trajetória e nuances observadas na ação educativa desenvolvida na aplicação da metodologia ativa Team Based Learning. O manual interativo é um documento que pode ser em formato de livro, vídeo, folheto ou plataforma digital, e tem como finalidade concentrar em um só lugar um compilado de informações, normas ou noções básicas sobre um assunto, que no presente estudo mostra o passo-a-passo para o uso da metodologia utilizada. O uso dos produtos foi fundamental para o uso de novos métodos de ensino em sala de aula visando beneficiar o processo de ensino aprendizagem para o alunado, com o docente se modernizando e acompanhando as mudanças geracionais.

Biografia do Autor

Kamila Melo de Almeida

Mestrado em Ensino na Saúde e Tecnologias pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, Professora na Educação Básica.

Rosangela Maria de Almeida Fernandes Wyszomirska

Doutorado em Clínica Médica pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP e Pós Doutorado em Educação a Distância e e-Learning pela Universidade Aberta de Lisboa -UAb. Professora Titular da Universidade Federal de Alagoas.

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Publicado

2024-09-02

Edição

Seção

Artigos