PROPOSTA DIDÁTICA DE ASTRONOMIA NO ENSINO MÉDIO NA EPISTEMOLOGIA HIERÁRQUICA DE GAGNÉ

Autores

  • Marcello Ferreira Universidade de Brasília (UnB)
  • Taisy Fernandes Vieira Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná (SEED/PR)
  • Michel Corci Batista Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Olavo Leopoldino da Silva Filho Universidade de Brasília (UnB)

Resumo

Este artigo relata e discute proposta didática concebida, desenvolvida, aplicada e analisada no tópico de Astronomia no Ensino Médio, com base na epistemologia de aprendizagem hierárquica de Robert Gagné. A pesquisa é de natureza translacional, fazendo recurso à metodologia da sala de aula invertida e abordagens interdisciplinares. Considerando a aprendizagem uma mudança de estado interior que se evidencia em um comportamento e em sua persistência, essa teoria instrucional está alicerçada teoricamente no behaviorismo, sob referência do estímulo resposta, e no cognitivismo, com a construção individualizada do conhecimento a partir da maturação. Em sua decorrência, foram desdobrados os nove eventos de instrução definidos na epistemologia elegida, materializados em atos de ensino e aprendizagem que compuseram seis encontros (13 horas-aula) por meio de atividades reflexivas, diversificadas e dirigidas pelos aportes da teoria. Os resultados evidenciaram que os estudantes conseguiram avançar em relação à organização hierárquica das habilidades intelectuais e possibilitaram a reflexão acerca de possíveis extensões da abordagem. Tal proposta constitui-se produto educacional do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) no ano de 2021.

Biografia do Autor

Marcello Ferreira , Universidade de Brasília (UnB)

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Centro Internacional de Física, Instituto de Física, Universidade de Brasília. Bolsista de Produtividade do CNPq.

Taisy Fernandes Vieira , Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná (SEED/PR)

Mestra em Ensino de Física, Doutoranda em Educação para Ciências e Professora de Física da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná.

Michel Corci Batista, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Professor do programa de Pós-Graduação em Ensino de Física da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e pesquisador do centro Internacional de Física da Universidade de Brasília.

Olavo Leopoldino da Silva Filho, Universidade de Brasília (UnB)

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Centro Internacional de Física, Instituto de Física, Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

2023-12-11

Edição

Seção

Artigos