EXPLORANDO A INTERCONEXÃO ENTRE TEORIAS DE APRENDIZAGEM NA ÓPTICA GEOMÉTRICA: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Ronielson Francisco Gonçalves Araújo Secretaria de Educação do Distrito Federal
  • Fábio Ferreira Monteiro Universidade de Brasília (UnB)

Resumo

Este artigo descreve uma experiência de ensino realizada em uma escola particular em São Sebastião, Distrito Federal, que investiga a interconexão entre a teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel e a teoria das comunidades de investigação de Matthew Lipman no contexto do ensino dos princípios da óptica geométrica. Através do uso de um material paradidático, as estratégias didáticas foram hierarquizadas, seguindo as funções pedagógicas de organização prévia, diferenciação progressiva e reconciliação integrativa. A formação de pequenas comunidades de investigação foi adotada para centrar as ações no estudante. Durante a realização de experimentos, leituras e discussões de textos, bem como nas explicações do professor, observaram-se indicadores de desenvolvimento de habilidades de raciocínio, investigação, formação de conceitos e tradução, sugerindo indícios de aprendizagem significativa. Os resultados indicaram que o material paradidático e as estratégias didáticas propostas trouxeram uma nova dinâmica às aulas, despertando o interesse dos estudantes, estimulando a investigação e promovendo melhorias no processo de ensino-aprendizagem. Este estudo contribui para o aprimoramento do ensino de óptica geométrica, destacando a importância da interconexão entre teorias de aprendizagem na promoção de uma educação significativa e engajadora.

Biografia do Autor

Ronielson Francisco Gonçalves Araújo, Secretaria de Educação do Distrito Federal

Mestre em Ensino de Física pela Universidade de Brasília (UnB). Professor da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

Fábio Ferreira Monteiro, Universidade de Brasília (UnB)

Doutor em Física Teórica pela Universidade de Brasília (UnB). É professor e pesquisador no Instituto de Física da UnB e no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física da UnB.

Downloads

Publicado

2023-12-11

Edição

Seção

Artigos