CADERNO GAMER: PROPOSIÇÃO DE UM MÓDULO TEMÁTICO VIRTUAL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA MEDIADO POR GAMES

Autores

  • Andrei Barbosa da Cruz Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
  • Geraldo Wellington Rocha Fernandes Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de apresentar uma proposta pedagógica, denominada Caderno Gamer, que tem como base os princípios teóricos-metodológicos dos Módulos Temáticos Virtuais (MTV) e da Zona de Desenvolvimento Proximal, para a utilização de videogames como mediadores do Ensino de Ciências e Matemática. Para o desenvolvimento dessa proposta, foi levada em consideração as histórias, conteúdos e potencialidades dos games, o papel das redes sociais como disseminadores/ divulgadores de conteúdos e do YouTube como repositório das aulas elaboradas pelos professores de Ciências e Matemática. A proposta deste texto é fornecer um ponto de partida para a construção e a implementação de uma abordagem didática para o uso de games no contexto escolar, cuja criação e manutenção possa ser feita pelos próprios professores.

Biografia do Autor

Andrei Barbosa da Cruz, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Mestre em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

Geraldo Wellington Rocha Fernandes, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa, em Portugal. Professor de Ensino de Ciências no Departamento de Ciências Biológicas (DCBio) e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia (PPGECMaT) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

Downloads

Publicado

2023-12-11

Edição

Seção

Artigos