ENGENHARIA DIDÁTICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA LICENCIATURA EM FÍSICA: POSSIBILIDADES DIDÁTICAS E REFLEXÕES SOBRE A REALIDADE DA SALA DE AULA

Autores

  • Luís Gomes de Lima Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar a aplicação da Engenharia Didática para elaboração de Sequências Didáticas específicas ao ensino de física em turmas do Ensino Médio. Busca-se analisar o potencial didático da Engenharia Didática para superação dos obstáculos cognoscíveis de estudantes de física de escolas públicas do Oeste do Paraná. No contexto proposto, quatro graduandos do curso de licenciatura plena em física, da Universidade Federal do Paraná, desenvolveram as quatro etapas da Engenharia Didática em seus estágios supervisionados diretamente com estudantes do 1º ano e 3º ano do Ensino Médio. Em seguida, os estagiários elaboraram Sequências Didáticas específicas à superação dos obstáculos dos estudantes observados nas salas de aula. Os resultados apontam para possibilidades de aplicação da Engenharia Didática como ferramenta didática ao ensino de física. As contribuições da Engenharia Didática, para formação inicial de professores, são notadas na elaboração das Sequências Didáticas. As quais contribuem para que os futuros professores consigam relacionar a teoria das suas aulas na graduação com a realidade concreta do chão de sala de aula em toda sua extensão e complexidade. 

Biografia do Autor

Luís Gomes de Lima, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade de São Paulo (USP). Professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) - DEC, PPGECEMTE e EnCiMaT.

Downloads

Publicado

2023-12-11

Edição

Seção

Artigos