IMPLEMENTAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA EM RADIAÇÃO DO CORPO NEGRO E EFEITO FOTOELÉTRICO

Autores

  • Haylan Cleiton Monteles de Sousa Instituto Federal do Pará (IFPA)
  • Glauco Cohen Ferreira Pantoja Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
  • Wagner Pinheiro Pires Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

Resumo

Este artigo é um recorte de um trabalho de dissertação que tem como foco facilitar e minimizar as dificuldades de aprendizagem dos discentes em relação ao Ensino de Radiação do Corpo Negro e Efeito Fotoelétrico. O objetivo geral é detalhar o produto educacional produzido nesse trabalho acadêmico e também mostrar o que foi observado como evidência de invariantes operatórios obtidos por meio de instrumentos de coleta de dados respondidos pelos discentes participantes da pesquisa. O produto educacional se baseou em um sequência didática, com enfoque na metodologia de ensino baseada na Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) de Moreira. No que diz respeito às evidências de invariantes operatórios, elas advêm do caso de se adotar como teoria de aprendizagem a Teoria dos Campos Conceituais (TCC) de Gérard Vergnaud. O produto educacional é composto das seguintes etapas: interação com simuladores virtuais, exposição pelo docente dos assuntos propostos, demonstração de experimentos de conceitos físicos, resolução de problemas a lápis e papel pelos discentes, estudo de temáticas relacionados à Radiação do Corpo Negro e Efeito Fotoelétrico e atividades de avaliação. Em relação aos invariantes operatórios, destacam-se os seguintes conceitos em ação: buraco negro, radiação, energia, ondas eletromagnéticas e suas características, massa, temperatura, calor, potência, elétrons e circuito elétrico simples. Espera-se que os resultados apresentados aqui e outros dentro do contexto de aplicação da proposta educacional em sala de aula sejam cada vez mais acessíveis e lidos pelos docentes, gerando assim bons impactos no Ensino de Mecânica Quântica em sala de aula.

Biografia do Autor

Haylan Cleiton Monteles de Sousa, Instituto Federal do Pará (IFPA)

Mestre em Ensino de Física do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Campus Santarém. Atualmente, é Professor no Instituto Federal do Pará (IFPA), Campus Itaituba.

Glauco Cohen Ferreira Pantoja, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

Doutor em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É professor associado I da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) Campus Santarém.

Wagner Pinheiro Pires, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

Doutor em Física pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Campus Santarém.

Downloads

Publicado

2023-12-11

Edição

Seção

Artigos