IMPLEMENTAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA EM RADIAÇÃO DO CORPO NEGRO E EFEITO FOTOELÉTRICO
Resumo
Este artigo é um recorte de um trabalho de dissertação que tem como foco facilitar e minimizar as dificuldades de aprendizagem dos discentes em relação ao Ensino de Radiação do Corpo Negro e Efeito Fotoelétrico. O objetivo geral é detalhar o produto educacional produzido nesse trabalho acadêmico e também mostrar o que foi observado como evidência de invariantes operatórios obtidos por meio de instrumentos de coleta de dados respondidos pelos discentes participantes da pesquisa. O produto educacional se baseou em um sequência didática, com enfoque na metodologia de ensino baseada na Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) de Moreira. No que diz respeito às evidências de invariantes operatórios, elas advêm do caso de se adotar como teoria de aprendizagem a Teoria dos Campos Conceituais (TCC) de Gérard Vergnaud. O produto educacional é composto das seguintes etapas: interação com simuladores virtuais, exposição pelo docente dos assuntos propostos, demonstração de experimentos de conceitos físicos, resolução de problemas a lápis e papel pelos discentes, estudo de temáticas relacionados à Radiação do Corpo Negro e Efeito Fotoelétrico e atividades de avaliação. Em relação aos invariantes operatórios, destacam-se os seguintes conceitos em ação: buraco negro, radiação, energia, ondas eletromagnéticas e suas características, massa, temperatura, calor, potência, elétrons e circuito elétrico simples. Espera-se que os resultados apresentados aqui e outros dentro do contexto de aplicação da proposta educacional em sala de aula sejam cada vez mais acessíveis e lidos pelos docentes, gerando assim bons impactos no Ensino de Mecânica Quântica em sala de aula.