O CONCEITO DE ENTROPIA NO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA DA REDE PRIVADA DE NATAL/RN: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM

Autores

  • Ubaldo Fernandes de Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)
  • Samuel Rodrigues Gomes Júnior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Resumo

Ensinar conceitos de Termodinâmica como o da entropia para os estudantes do Ensino Médio, principalmente aqueles relativos à Segunda Lei, não é tarefa simples, tendo em vista as poucas atividades propostas pelos livros didáticos para a abordagem desses conceitos em sala de aula. Para minimizar essa dificuldade, o presente artigo apresenta uma proposta de Unidade Didática contemplando o conceito de entropia com uso de vídeos produzidos pelos autores, os quais evidenciam demonstrações experimentais lúdicas. O aporte teórico baseia-se na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Paul Ausubel e nas concepções de José Manuel Moran sobre uso de vídeos em sala de aula. Para demonstrar a contribuição da Unidade Didática, realizou-se uma pesquisa de campo com 156 estudantes distribuídos em quatro turmas do Ensino Médio do Colégio Salesiano Dom Bosco, Natal/RN. Os resultados partiram de uma análise comparativa usando como instrumento de pesquisa um questionário antes e depois da utilização da Unidade Didática. Diante dessa análise, pode-se perceber que a Unidade Didática proporcionou uma melhor compreensão sobre o conceito de entropia, haja vista a média de acertos no pós-teste, que foi de 64%, enquanto no pré-teste a média de acertos foi de 32%.

Biografia do Autor

Ubaldo Fernandes de Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Mestre em Ensino de Física pelo Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus São Paulo do Potengi.

Samuel Rodrigues Gomes Júnior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Doutor em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Natal Central, e do Programa de Pós-graduação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF).

Downloads

Publicado

2023-12-11

Edição

Seção

Artigos