ENSINO DE ASTRONOMIA E A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: UMA PROPOSTA DIDÁTICA

Autores

  • Lucelia de Fatima Aguilera do Nascimento
  • Vanessa Daiana Pedrancini Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Resumo

A Astronomia está presente na cultura do ser humano desde os seus primórdios e sempre chamou a atenção das pessoas em qualquer faixa etária, além de ser um dos grandes motores do avanço da Ciência. Apesar da notória importância da Astronomia e de sua presença no currículo de Ciências, o ensino muitas vezes não tem possibilitado a aprendizagem dos conceitos que tangem a Astronomia, como por exemplo, a definição de dias e noites, estações do ano e gravidade, principalmente pela abstração destes e por serem ainda tratados de forma superficial, acompanhados de significativos erros conceituais. Como transformar um ambiente hostil para o processo de ensino-aprendizagem em um ambiente que permita o desenvolvimento cognitivo dos alunos e traga a satisfação profissional para o docente, no sentido de possibilitar aos alunos uma aprendizagem efetiva dos conteúdos astronômicos? Diante disso, o objetivo deste trabalho é apresentar uma sequência didática (SD), como produto educacional, que abrange conceitos astronômicos que fazem parte do currículo da fase final do Ensino Fundamental. Caracterizada como uma pesquisa qualitativa, a SD foi fundamentada na Teoria Histórico-Cultural, que destaca a importância da mediação social na aprendizagem e no desenvolvimento das funções psicológicas superiores, e na relevância da “atividade, ação e operação” (Teoria da Atividade) para a motivação dos alunos e para o processo de desenvolvimento conceitual. Após o desenvolvimento da SD, verificou-se que nem todos os estudantes atingiram os objetivos esperados, mas algo a não desconsiderar foi a ascensão que todos alcançaram, em relação aos conceitos ligados à Astronomia.

Biografia do Autor

Lucelia de Fatima Aguilera do Nascimento

Mestra em Educação Científica e Matemática pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Vanessa Daiana Pedrancini, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Doutora em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP, campus de Bauru. Professora associada da área de Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Mundo Novo, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Matemática, Mestrado Profissional – PROFECM, UEMS, Unidade Universitária de Dourados.

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Publicado

2023-12-11

Edição

Seção

Artigos