CONSTRUÇÃO DO JOGO "BRINQUEDOFÍSICA: UMA EXCURSÃO AO FANTÁSTICO MUNDO DA FÍSICA" COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA ALTERNATIVA ÀS AULAS DE FÍSICA
Resumo
Na atual conjuntura do ensino de Física os educadores, muitas vezes, não conseguem despertar o interesse dos seus alunos. Os métodos tradicionais de ensino estão cada vez menos atraentes e os professores não potencializam espaços para que seus alunos questionem e participem das aulas. Há uma necessidade latente de novas metodologias e técnicas que despertem o interesse pela Física. Sabe-se que todo aluno, a partir da infância, deve desenvolver o gosto para aprender e uma boa alternativa pode ser os jogos. Portanto, a proposta deste estudo é abordar a importância da ludicidade na vida do aluno incentivando o educador a introduzir o uso dos jogos nas aulas de Física, como ferramenta pedagógica, e desenvolver um jogo de tabuleiro com estratégias interdisciplinares que levem os educandos a aprenderem brincando. O uso dos jogos e outros tipos de materiais lúdicos são potencialmente indicadas para abordar conteúdos de Física de maneira dinâmica e diferenciada, pois envolve o aluno e favorece a motivação, tornando-o sujeito ativo do processo. A ludicidade é uma necessidade do ser humano em qualquer idade e não pode ser vista apenas como diversão. O desenvolvimento do aspecto lúdico facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural, colaborando para uma boa saúde mental, além de facilitar os processos de socialização, comunicação, expressão e construção do conhecimento. Espera-se que o estudo, aqui apresentado, e o jogo desenvolvido possa contribuir para a melhoria do desempenho, tanto do corpo docente quanto do discente, tornando assim, o lúdico uma forma satisfatória de adquirir conhecimento.