CONSTRUÇÃO DO JOGO "BRINQUEDOFÍSICA: UMA EXCURSÃO AO FANTÁSTICO MUNDO DA FÍSICA" COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA ALTERNATIVA ÀS AULAS DE FÍSICA

Autores

  • Luiz Daniel Alves Rios
  • Daniel Brito de Freitas Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Luana Vasconcelos Soares Rios Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação - CREDE 03 (SEDUC/CE)

Resumo

Na atual conjuntura do ensino de Física os educadores, muitas vezes, não conseguem despertar o interesse dos seus alunos. Os métodos tradicionais de ensino estão cada vez menos atraentes e os professores não potencializam espaços para que seus alunos questionem e participem das aulas. Há uma necessidade latente de novas metodologias e técnicas que despertem o interesse pela Física. Sabe-se que todo aluno, a partir da infância, deve desenvolver o gosto para aprender e uma boa alternativa pode ser os jogos. Portanto, a proposta deste estudo é abordar a importância da ludicidade na vida do aluno incentivando o educador a introduzir o uso dos jogos nas aulas de Física, como ferramenta pedagógica, e desenvolver um jogo de tabuleiro com estratégias interdisciplinares que levem os educandos a aprenderem brincando. O uso dos jogos e outros tipos de materiais lúdicos são potencialmente indicadas para abordar conteúdos de Física de maneira dinâmica e diferenciada, pois envolve o aluno e favorece a motivação, tornando-o sujeito ativo do processo. A ludicidade é uma necessidade do ser humano em qualquer idade e não pode ser vista apenas como diversão. O desenvolvimento do aspecto lúdico facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural, colaborando para uma boa saúde mental, além de facilitar os processos de socialização, comunicação, expressão e construção do conhecimento. Espera-se que o estudo, aqui apresentado, e o jogo desenvolvido possa contribuir para a melhoria do desempenho, tanto do corpo docente quanto do discente, tornando assim, o lúdico uma forma satisfatória de adquirir conhecimento.

Biografia do Autor

Luiz Daniel Alves Rios

Mestre em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Daniel Brito de Freitas, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutor em Astrofísica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com período sanduíche no Osservatorio Astrofisico di Arcetri, em Florença, Itália. Professor Associado no Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Luana Vasconcelos Soares Rios, Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação - CREDE 03 (SEDUC/CE)

Especialista em Educação Matemática pela Faculdade Kurios – FAK. Atualmente, é assistente técnica da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação - CREDE 03 (SEDUC/CE).

Downloads

Publicado

2023-12-11

Edição

Seção

Artigos