ENSINO DE FÍSICA NA PANDEMIA: UMA ANÁLISE INVESTIGATIVA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Resumo
Este artigo configura-se como uma revisão bibliográfica acerca do ensino de Física na pandemia. Através de levantamento de manuscritos nacionais publicados na plataforma SCIELO, o estudo baseia-se em uma pesquisa investigativa na qual se utilizou o descritor “ensino de física and pandemia”, objetivando compreender como se deu o processo de ensino da Física no contexto pandêmico observando as publicações científicas. A análise e as discussões dos dados encontram-se divididos em três partes de acordo com os processos metodológicos adotados: i) experimentação no ensino de Física no período remoto; ii) desafios no ensino de Física na pandemia e iii) aprendizagem significativa no contexto de Física no período remoto. Os resultados apontam para um expansivo leque na utilização de metodologias/atividades no âmbito de Física no contexto pandêmico. Com isso, o estudo mostrou-se satisfatório de modo a perceber reflexos assertivos quanto aos métodos aplicados de modo a contribuir para um acervo descritivo sobre os conceitos ligados à Física.