EM BUSCA DO PRÊMIO NOBEL: UM JOGO DIGITAL MULTIPLATAFORMA E MULTITEMÁTICO

Autores

  • Eliabe Maxsuel de Aquino
  • Farnésio Vieira da Silva Diniz
  • Geovani Ferreira Barbosa Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA)
  • Carlos Alberto dos Santos

Resumo

Apresenta-se neste trabalho a versão 1.0 do jogo “Em busca do Prêmio Nobel” (EBPN). Trata-se de um jogo multiplataforma e multitemático, tipo tutorial com alguns elementos similares àqueles presentes em jogos RPG. Duas funcionalidades importantes foram acrescentadas à versão beta, uma de natureza administrativa e outra pedagógica. A primeira refere-se à possibilidade de o professor criar e administrar várias turmas, e a segunda refere-se à inclusão de laboratórios virtuais do portal PhET. Em ambas as versões, o conteúdo de aprendizagem é apresentado sob a forma de hipertextos e de mapas conceituais. Minibiografias das personalidades mencionadas no material didático são apresentadas como um elemento cultural. O conteúdo abordado na versão atual é a eletrodinâmica, e os textos utilizados no jogo foram elaborados de acordo com a teoria de aprendizagem de David Ausubel. Na avaliação preliminar, realizada após uma aplicação informal, os alunos corroboraram opiniões favoráveis emitidas pelos alunos que participaram da aplicação da versão beta, que abordou a atomística.     

Biografia do Autor

Eliabe Maxsuel de Aquino

Licenciado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Farnésio Vieira da Silva Diniz

Mestre em Ensino de Física pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

Geovani Ferreira Barbosa, Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA)

Doutor em Ciência de Materiais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente, é professor associado I da Universidade Federal Rural do Semi-Arido (UFERSA), Campus Mossoró.

Carlos Alberto dos Santos

Doutor em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Downloads

Publicado

2023-12-11

Edição

Seção

Artigos