ESTUDO DE CASO COM EXPERIMENTAÇÃO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE VELOCIDADE MÉDIA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Jonas Guimarães Paulo Neto Instituto Federal do Ceará (IFCE)
  • Fabrício Camelo Santana da Silva Farias

Resumo

Este estudo teve como objetivo verificar a eficiência do estudo de caso no ensino da Física, especificamente do tema velocidade média, utilizando-se da experimentação como recurso complementar. A sequência didática, aplicada para uma turma de 9º ano, envolveu a resolução de um caso denominado "Passando dos limites", seguida por aulas teóricas e práticas. Os resultados revelaram que os alunos apresentaram uma evolução significativa em suas soluções para o caso, demonstrando um maior entendimento dos conceitos físicos abordados. Além disso, os alunos perceberam a relação do caso com seu cotidiano e manifestaram interesse no estudo de casos como metodologia de ensino, destacando a relevância de trazer exemplos do dia a dia para facilitar a aprendizagem. Os resultados apontam para a eficácia do estudo de caso em promover uma aprendizagem significativa, aproximando a Física do contexto dos alunos. Também sugerem a importância de complementar o estudo de caso com práticas experimentais, proporcionando uma abordagem mais completa e enriquecedora. Em suma, este estudo evidencia que o estudo de caso é uma metodologia eficiente para o ensino de Física, promovendo o desenvolvimento de habilidades científicas e o sentido da aprendizagem para os estudantes.

Biografia do Autor

Jonas Guimarães Paulo Neto, Instituto Federal do Ceará (IFCE)

Mestre em Ensino de Física pelo programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Campus Sobral, em parceria com a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Atualmente, é professor efetivo EBTT do IFCE, Campus Crateús.

Fabrício Camelo Santana da Silva Farias

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE), Campus Crateús.

Downloads

Publicado

2023-12-11

Edição

Seção

Artigos