SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES BASEADA NOS PRINCÍPIOS FACILITADORES DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA PARA O ENSINO DE ENERGIA E SUAS TRANSFORMAÇÕES

Autores

  • Marília Britto Corrêa de Oliveira Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)
  • Diana Paula Salomão de Freitas Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Márcia Maria Lucchese Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Resumo

O presente artigo apresenta a elaboração, implementação e avaliação de uma sequência de atividades sobre Energia e suas transformações. Foram abordados os seguintes conceitos: energia, transformação de energia, consumo de energia elétrica e algumas fontes de energia renováveis e não renováveis. O objetivo deste trabalho foi compreender sobre o ensino e aprendizagem de Energia e suas transformações de forma contextualizada, em uma turma de 3° ano do Ensino Médio, de uma escola pública da cidade de Alegrete -RS. A elaboração da sequência de atividades foi embasada na Aprendizagem Significativa Crítica (ASC). A sequência foi composta por experimentos, simulações, um jogo didático e buscou proporcionar aulas de Física mais agradáveis e divertidas, permitindo associar o aprendizado de forma significativa e prazerosa. Os resultados obtidos a partir da aplicação desta sequência mostraram os alunos mais participativos, interagindo de forma ativa nas atividades propostas, negociando significados, propondo questionamentos e argumentando sobre os conteúdos por meio das diversas atividades. Considera-se que a sequência de atividades teve um papel significativo em relação à melhoria do ensino e aprendizagem, tanto na questão do conteúdo bem como na questão de tornar os alunos sujeitos mais críticos perante sua aprendizagem.

Biografia do Autor

Marília Britto Corrêa de Oliveira , Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)

Mestra em Ensino de Ciências pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Atualmente, é professora no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) - Rio Grande – RS.

Diana Paula Salomão de Freitas , Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atualmente, é professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel)/RS. Atua no Mestrado Acadêmico em Ensino da Universidade Federal do Pampa - Campus Bagé.

Márcia Maria Lucchese , Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Doutora em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente, é professora associada da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Bagé.

Downloads

Publicado

2023-12-11

Edição

Seção

Artigos