SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES BASEADA NOS PRINCÍPIOS FACILITADORES DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA PARA O ENSINO DE ENERGIA E SUAS TRANSFORMAÇÕES
Resumo
O presente artigo apresenta a elaboração, implementação e avaliação de uma sequência de atividades sobre Energia e suas transformações. Foram abordados os seguintes conceitos: energia, transformação de energia, consumo de energia elétrica e algumas fontes de energia renováveis e não renováveis. O objetivo deste trabalho foi compreender sobre o ensino e aprendizagem de Energia e suas transformações de forma contextualizada, em uma turma de 3° ano do Ensino Médio, de uma escola pública da cidade de Alegrete -RS. A elaboração da sequência de atividades foi embasada na Aprendizagem Significativa Crítica (ASC). A sequência foi composta por experimentos, simulações, um jogo didático e buscou proporcionar aulas de Física mais agradáveis e divertidas, permitindo associar o aprendizado de forma significativa e prazerosa. Os resultados obtidos a partir da aplicação desta sequência mostraram os alunos mais participativos, interagindo de forma ativa nas atividades propostas, negociando significados, propondo questionamentos e argumentando sobre os conteúdos por meio das diversas atividades. Considera-se que a sequência de atividades teve um papel significativo em relação à melhoria do ensino e aprendizagem, tanto na questão do conteúdo bem como na questão de tornar os alunos sujeitos mais críticos perante sua aprendizagem.