PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ENSINO DE ELETRICIDADE: CONEXÕES NA ESTRATÉGIA DIDÁTICA DE UM PRODUTO EDUCACIONAL DIGITAL

Autores

  • Luiz Fabiano Lucas Araújo
  • Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
  • Melquisedec Lourenço da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Resumo

O pensamento computacional pode ser compreendido como um conjunto de habilidades fundamentais aos cientistas da computação e de relevante papel na formulação e resolução de problemas relacionados às mais diversas áreas do conhecimento. No ensino-aprendizagem de física, é possível identificar algumas habilidades tratadas na literatura como pilares do pensamento computacional. Com o objetivo de estabelecer conexões com o estudo de conceitos de eletricidade, apoiamo-nos em Griffiths (2011), Wing (2006; 2017) e Brackmann (2017). Para tanto, tomamos como objeto de pesquisa um produto educacional digital. Como resultado da análise realizada temos o estabelecimento de conexões importantes na estratégia didática da referida ferramenta de ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Luiz Fabiano Lucas Araújo

Doutorando em Ensino de Ciências e Educação Matemática pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Professora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba e do Programa de Pós-graduação Rede Nordeste de Ensino – RENOEN. Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Melquisedec Lourenço da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Professor titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Doutor em física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Downloads

Publicado

2023-12-11

Edição

Seção

Artigos